| CRÍTICAS | A Vida Secreta de Walter Mitty

mit

A carreira do Ben Stiller realizador tem sido bem diferente da do Ben Stiller actor. Apesar de se manter fiel à comédia, quando passa para detrás da câmara o norte-americano opta por um estilo bem diferente, mais inteligente e mais introspectivo. No fundo, um registo menos pateta. Até mesmo quando faz filmes pateta, como Zoolander, é um pateta diferente.

Walter Mitty (o próprio Ben Stiller, mas no registo mais seco que normalmente adopta quando estrela nos seus próprios filmes) é o protagonista deste filme, que refaz um original de 1947 e que chegou a estar nas cogitações de Steven Spielberg. Mitty compensa a sua existência cinzentona, a trabalhar no departamento fotográfico de uma revista prestes a encerrar a sua existência física, com uma imaginação prodigiosa, que o leva amiúde a embarcar em aventuras grandiloquentes.

Walter Mitty é, portanto, um primo não muito afastado de O Grande Peixe, se bem que não conta as suas fantasias em voz alta. E estas manifestam-se em grandiosas sequências cheias de CGI, como um blockbuster de Michael Bay, mas com ainda mais aparato. O que significa que A Vida Secreta de Walter Mitty é uma versão espalhafatosa do artesanal A Ciência dos Sonhos.

THE SECRET LIFE OF WALTER MITTY

Claro que tudo vai mudar quando Mitty conhece uma mulher (Kristen Wiig), que o vai inspirar a seguir o seu instinto. E isso vai leva-lo a uma aventura à Willy Fogg, da Gronelândia à Islândia em poucos dias (maravilhosas paisagens nórdicas complementadas pela não menos aravilhosa banda-sonora, dos Arcade Fire ou José González), com saltos de helicóptero em movimento, lutas com tubarões e fugas de vulcões em erupção. E como a vida tantas vezes o prova, a realidade supera à grande a ficção. O que aqui tem muito que se lhe diga, uma vez que a sua imaginação era prodigiosa.

Ben Stiller filma tudo isto com um humor muito seco e um estilo que vai mudando à medida que Walter Mitty vai ganhando confiança em si. E esse “arrebatamento pessoal” é monotorizado por Todd (Patton Oswalt), o tipo encarregue pelo seu perfil num site de encontros, que funciona como barómetro do seu estado de satisfação pessoal. A Vida Secreta de Walter Mitty é um filme inspirador e, infelizmente, algo subvalorizado, que faz com que se continue a não dar o devido valor ao Ben Stiller realizador. Até agora, este é o seu mais saboroso McRoyal Deluxe atrás das câmaras.mcroyal-deluxeTítulo: The Secret Life of Walter Mitty
Realizador: Ben Stiller
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *