| FESTIVAIS | O name dropping do Leffest deste ano não cabe num título só

stooges-gimme-danger-documentary

Jarmusch, Jim Jarmusch! Se o Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) necessitasse apenas de um motivo para não o perdermos, esse motivo seria Jim Jarmusch. O mais europeu dos realizadores norte-americanos vem à 10ª edição do LEFFEST e, como se isso não fosse já excitante o suficiente, ainda traz consigo dois novos filmes. E a cereja no topo do bolo é que um deles é Gimme Danger, o documentário que realizou sobre os Stooges. A vida às vezes é mesmo boa, não é?

Mas se há coisa que o LEFFEST nos tem habituado é a ter uma lista de convidados de luxo. Afinal de contas, há que aproveitar os contactos e as amizades de Paulo Branco, não é? Portanto, de entre todos os nomes que vêm este ano a Portugal, o nosso segundo destaque vai para Emir Kusturica. Estamos habituados a ver o sérvio em Portugal, mas nos palcos, onde costuma vir tocar (ou fingir que) com os No Smoking Orchestra. Esta é, portanto, uma oportunidade pouco comum de o ouvirmos a falar de cinema, já que vai ser possível ver em estreia nacional o seu último trabalho, On The Milky Road.

Este conta com Monica Bellucci no papel principal e a actriz italiana também vai ser uma das convidadas do LEFFEST. A sua presença em Portugal pode não ser já algo tão inédito quanto isso, uma vez que foi público há bem pouco tempo que a actriz tinha comprado casa em Lisboa, mas um dia em que a presença de Monica Bellucci em qualquer sítio não for motivo de realce então algo de muito estranho se passa.

on-the-milky-road-still-2-marcel-hartmann-e1469806646152

A lista de convidados deste LEFFEST continua, mas é a retrospectiva a Jean-Luc Godard o nosso destaque seguinte. O cineasta francês é uma autêntica lenda viva da sétima arte e a possibilidade de ver no grande ecrã filmes como O Acossado, Alphaville ou Uma Mulher é uma Mulher é sempre de não desprezar.

Claro que um festival de cinema é sempre feito dos filmes que passa e, neste ponto, também há uns bombons que não podemos deixar em branco. Na competição oficial, apontem Elle, o último filme de Paul Verhoeven, de alguma forma responsável pela reabilitação do realizador maldito de Desafio Total e RoboCop. E fora de competição, curiosidade (nem que seja mórbida) pelo novo esforço por trás das câmaras de Mel Gibson, com O Herói de Hacksaw Ridge. E, claro, o novo de Tom Ford, de Kelly Reichardt e London Town, filme sobre os Clash.

O LEFFEST decorre entre 4 e 13 de Novembro, dividido por Estoril e Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *