| LISTAS | Os 5 melhores presidentes do cinema

Hoje estamos todos em choque. Todos não, metade de nós, porque teve que haver outra metade a votar nele, não é? Aquele que não devemos nomear, aquele que viu o Macaulay Culkin sozinho e não interviu, é o novo presidente dos Estados Unidos da América. Temos que ser positivos e pensar que vai correr tudo bem. Afinal, este é o mesmo país que já teve um actor como presidente, não é? Por isso, vamos ser optimistas e vamos recordar os cinco melhores presidentes americanos no cinema.

Menção Honrosa
Ossie Davis, em Bubba Ho-Tep (2002)
1
Ok, reconheço que este é um bocado batota. Mas um filme que defende a tese de que John Kennedy ainda está vivo e que é preto merece estar nesta lista, seja de que maneira for!

5º Lugar
Peter Sellers, em Doutor Estranhoamor (1964)
2
O presidente Merkin Muffley não é propriamente o mais interventivo na história dos presidentes dos Estados Unidos na Sétima Arte, mas é ele quem atira o famoso Gentlemen. You can’t fight in here. This is the War Room! Sellers seria nomeado ao Oscar por esta obra-prima de Stanley Kubrick, que fez calar muita gente que não acreditava ser possível fazer comédia com a ameaça nuclear (só filmes do Godzilla…).

4º Lugar
Lloyd Bridges, em Ases Pelos Ares 2 (1993)
3
Depois de uma longa carreira séria, Lloyd Bridges acabou por fazer de presidente quando passou a dedicar-se aos filmes patetas. Aqui, não só lidera the greates coutnry in the world como luta mano-a-mano com o próprio Saddam Hussein, matando-o depois de uma luta de sabres de luz(!). Making ‘Murica great again!

3º Lugar
Bill Pullman, em Dia da Independência (1996)
4
Neste clássico filme-catastrofe do rei dos filmes-catástrofe, Roland Emmerich, Bill Pullman é mais um presidente-guerreiro, que assume a linha da frente no combate contra a invasão alienígena como se estivessemos novamente nas batalhas na Idade Média. Além disso, pilota aviões, usa metralhadoras e ainda arranja tempo para discursos à nação ao som de violinos e bandeiras desfraldadas. O verdadeiro presidente série-B.

2º Lugar
Morgan Freeman, em Impacto Profundo (1998)
5
Se o mundo fosse acabar, a haver alguém que eu quereria que me desse a notícia esse alguém seria Morgan Freeman. Antecipando a chegada de Obama à Casa Branca, Freeman foi o primeiro presidente norte-americano negro, numa decisão que teve mais unanimidade que a eleição do próprio Obama. Um filme que não é grande coisa, mas que inexplicavelmente é um dos favoritos de Neil deGrasse Tyson.

1º Lugar
Kevin Spacey, em House of Cards (2013)
6
Kevin Spacey a fazer de presidente dos Estados Unidos é tão natural que ninguém sequer duvida. Aliás, se ele decidisse candidatar-se ao cargo daqui a 4 anos acho que as pessoas até dispensariam as eleições e davam-lhe logo a chave da Casa Branca. Spacey faz também aquele papel – se bem que inspirado claramente nas estratégias políticas de Paulo Portas, claro – que quando fez de Nixon, em Elvis & Nixon, mais uma vez ninguém estranhou. Os Estados Unidos tiveram um presidente-actor e têm actualmente um actor-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *