| CRÍTICAS | Big Hero 6 – Os Novos Heróis

Apesar de todas as críticas favoráveis que recebeu e dos conselhos de várias pessoas de bem que me deram, andei todo este tempo a adiar ver Big Hero 6 – Os Novos Heróis. Estava com medo de não perceber nada sem ver os outros cinco anteriores(!). Depois imaginei que seria a milésima pessoa a fazer esta piada, mas mesmo assim não evitei repeti-la nesta introdução desavergonhada.

Big Hero 6 – Os Novos Heróis é um filme da Marvel e, portanto, é um filme de super-heróis. Mesmo que não pareça. É a origem de um grupo de meia dúzia de heróis geeks, liderados por Hiro (estão a ver deonde vem o título?), que provavelmente irão continuidade a mais um franchise bem-sucedido da mãe de todos os heróis. Contudo, o filme também não renega a sua costela Disney, em que o mundo dos super-heróis apenas é utilizado para falar de outras coisas mais importantes.

Hiro (voz de Ryan Potter) é então um pequeno génio da robótica, órfão dos pais, que vai perder também o irmão. Para compensar essas perdas, Hiro vai “adoptar” o robot-enfermeiro que o mano inventara, Baymax (voz de Scott Adsit), uma espécie de gigante gentil. Além de desenvolver uma relação entre homem e máquina, em que o primeiro humaniza o segundo, muito à Exterminador Implacável 2, Baymax funciona ainda como uma metáfora para um coming of age, assumindo-se como um simulacro das dores de crescimento de Hiro.

Paralelamente a isto, desenvolve-se o filme de acção e de aventuras, em que Hiro, uma versão bélica de Baymax e os seus amigos geeks da robótica, vão ter que deter um vilão com uma máscara de Kabuki. Os realizadores Don Hall e Chris Williams sabem manter o equilíbrio entre ambas as facetas, aproveitando ainda uma animação tecnicamente perfeita que cria vários momentos de grande aparato visual. No entanto, não era preciso que o argumento fosse tão formulaico e, consequentemente, tão previsível, o que faz de Big Hero 6 – Os Novos Heróis um McChicken e apenas o segundo melhor desenho-animado de super-heróis, atrás de Os Incríveis.Título: Big Hero 6
Realizador: Don Hall & Chris Williams
Ano: 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *