| CRÍTICAS | A Caça

Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade.
Esta é uma máxima que Thomas Vinterberg explora com grande acutilância neste A Caça, filme sobre como a paranóia colectiva é algo extrema e facilmente contagioso. Dúvidas? Ora vejam.

Lucas (Mads Mikkelsen) é um tipo solitário, que trabalha num infantário e de quem toda a gente gosta no geral. No entanto, certo dia, uma criança dá a entender que ele a molestou. Porque estava mal-disposta e é isto que as crianças fazem, mentem e usam a imaginação sem medir as consequências. E, de repente, instala-se a paranóia: os adultos completam a história da criança, preenchendo os espaços em branco, e ignoram os álibis ou as incongruências, porque a pedofilia é algo de grave com que ninguém sabe (e quer) lidar.

Obviamente que a vida de Lucas, que estava a começar a recompor-se, vai desmoronar-se e ser espezinhada completamente. E Thomas Vinterberg filma tudo isto com grande calma, com o seu realismo de câmara ao ombro, extremamente circunstancial, tirando proveito dos seus tempos do Dogma 94. Michael Haneke teria chamado um figo a isto, mas Vinterberg é mais elegante, preferindo o lado mais social deste ensaio comunitário sobre o pior lado das pessoas.

Mads Mikkelsen é um actor do caraças, que leva o filme às costas na maior parte das vezes. E, no restante tempo, é coadjuvado na perfeição pela estreante Annika Wedderkopp, uma miúda que mostra uma maturidade ao nível do cinema de Vinterberg. O realizador ainda tenta montar uma analogia entre a perseguição de que é alvo Lucas e as caçadas que os homens do filme gostam de fazer, mas esta é uma rima que já não sai tão bem. Mais interessante é o final em aberto, que deixa o lembrete: depois dum incidente como este, mesmo que proves a tua inocência, haverá sempre quem não acredita em ti. Um McRoyal Deluxe pelo filme e pela pertinência social de Thomas Vinterberg.

Título: Jagten
Realizador: Thomas Vinterberg
Ano: 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *