| CRÍTICAS | Houston, We Have a Problem!

Nos anos 60, os Estados Unidos estavam a ser ultrapassados pela União Soviética na corrida ao espaço e a ficarem muito mal na fotografia, em plena Guerra Fria. Por isso, tomam uma decisão desesperada e compram secretamente – e por uma batelada de dinheiro – o programa espacial jugoslavo. O equivalente ao Neymar dos negócios científicos! O programa de Tito revela-se mais subdesenvolvido do que parecia à partida e, episódio puxa episódio, leva ao desmembramento da Jugoslávia, ao bombardeamento de Belgrado pela NATO e aos sérvios a serem eleitos para inimigos preferidos de Hollywood.

Lembram-se disto? Não faz mal, eu também não. Mas o esloveno Ziga Virc faz questão de nos mostrar que o que não aconteceu poderia muito bem ter acontecido. Misto de teoria da conspiração com mockumentário, Houston, We Have a Problem! foi um documentário sensação nas antigas repúblicas jugoslavas que mistura ficção e realidade. Ao pegar em found footage e forjando outros tantos factos, Ziga Virc constrói uma realidade alternativa, criando um monstro de Frankenstein a partir dos próprios factos da História.

A coisa está tão bem feita que não sabemos o que é real ou o que é falso. E não é só o material de arquivo que está muito bem feito; todo o contexto socio-político é altamente plausível. Por exemplo, abrimos a internet e descobrimos que a Objektat 505 existe mesmo – a maior base militar subterrânea da Europa, actualmente abandonada. Que nos garante que não pode ter sido lá desenvolvido, secretamente, um plano espacial?

Paralelamente a isto, Houston, We Have a Problem! desenvolve ainda um subplot com um ex-cientista que teve que se mudar secretamente da Jugoslávia para os Estados Unidos, ensaiando a sua própria morte, para ajudar os engenheiros da NASA. Cinquenta anos depois, Ivan Pavic regressa à Croácia natal para encontrar a filha que nunca conheceu e esse sub-enredo dramático serve como parábola à ascensão e queda da República Socialista da Jugoslávia, sob o comando de Josip Broz Tito.

Apesar de nunca revelar ao espectador o que é verdadeiro ou falso, deixando isso ao critério de cada um, Houston, We Have a Problem! tem um golpe de asa genial, ao deixar Slavoj Zizek – o filósofo-celebridade esloveno – ir explorando vários conceitos mais ou menos abstractos, sobre o que é verdade e mentira, sobre a percepção das teorias da conspiração e outras ideias que estão nas entrelinhas do documentário. Em tempos de fake news, Houston, We Have a Problem! é um fake documentary que reflecte sobre a iliteracia digital (e não só) das pessoas numa era em que somos (ironicamente) inundados de informação. Excelente pedaço de entretenimento, inteligente e, acima de tudo, um Le Big Mac.Título: Houston, We Have a Problem!
Realizador: Ziga Virc
Ano: 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *