| CRÍTICAS | Dave Made a Maze

Dave (Nick Thune) é um nerd meio falhado, que não consegue manter um emprego e que vive a maior parte do tempo à conta da namorada (Meera Rohit Kumbhani). E enquanto ela vai para o trabalho, ele perde-se em projectos domésticos que nunca termina. Até que num fim-de-semana, com a namorada ausente, Dave aproveita para encetar a maior demanda da sua vida: construir um labirinto na sala de estar. Tudo isto é contado no genérico inicial, em desenhos-animados.

Quando Meera Rohit Kumbhani regressa a casa, já em imagem real novamente, encontra um amontoado de caixas de cartão no meio do apartamento. E Dave está lá dentro, mas… não consegue sair, porque está perdido(!). Sim, aparentemente o labirinto é maior por dentro do que parece por fora. E é impossível de destruir, porque Dave colou-o muito bem ao chão com fita-cola(!!). Meera Rohit Kumbhani chama então os amigos – todos eles nerds, uns de maior calibre que outros – e vão acabar por entrar também no labirinto para resgatar Dave.

O labirinto é um delírio de bricolage caseira do it yourself à Michael Gondry. À medida que vão avançando naquele mundo de cartão prensado, confetis e colagens, o grupo vai passando por salas cada vez mais complexas, em que são atacados por pterodáctilos em origami gigantes(!), armadilhas feitas de fita-cola e, claro, porque não há um labirinto sem um, um minotauro(!!!) sedento de sangue humano. O labirinto de Dave parece o cubo de… O Cubo, mas feito em cartão.

Apesar do absurdo da situação, o realizador Bill Waterson (que nada tem a ver com o Calvin & Hobbes) nunca perde a compostura e leva a ideia até ao final. E, no processo, tudo aquilo serve como metáfora ao relacionamento entre Dave e a sua namorada, reflectindo ao mesmo tempo sobre as relações humanas e a amizade. Dave Made a Maze é um feelgood movie, com um ambiente juvenil muito Art Attack, da Disney, que lhe dá um carisma especial. E até há salas do labirinto em que os actores se transformam em marionetas de cartão, lã e papel amachucado. Dave Made a Maze é uma surpresa e um regalo aos olhos, num daqueles Le Big Mac que nos lembram como o cinema pode ser um caixinha de sonhos. Dos bons, claro.

Título: Dave Made a Maze
Realizador: Bill Watterson
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *