| CRÍTICAS | Assalto ao Shopping

Assalto ao Shopping começa com um Antonio Banderas com ar de quem já teve melhores dias, no centro de emprego, a procurar trabalho. Dizem-lhe que não há nada para ele, ou pelo menos para as suas qualificações, e ele implora por um, garantindo fazer qualquer coisa. E arranjam-lhe este straight-to-dvd, que o Netflix não tem vergonha nenhuma de acolher. Não sabemos se foi uma meta-referência propositada, coincidência mórbida ou o realizador Alain Desrochers que tem um sentido de humor distorcido.

Antonio Banderas vai então trabalhar como segurança num centro comercial nos subúrbios, ele que é um ex-militar e cuja distância do filho e da mulher dá a entender que há ali um stress pós-traumático qualquer, mas que nunca é devidamente explorado. E logo na sua primeira noite vai aparecer uma miúda fugida (Katherine de la Rocha), que é testemunha fulcral num julgamento contra o Ben Kingsley, que a persegue para a matar mais a sua gangue de capangas armados até aos dentes.

Temos então Banderas enfiado num centro-comercial com uma equipa de jovens mal preparados para lidar com um exército de gandins que os cercam. A coisa até tem bom aspecto, ainda para mais tendo em conta que estamos a falar de um filme xunga, lembrando o Assalto à 13ª Esquadra. Mas afinal, Assalto ao Shopping é apenas uma versão mal-amanhada de Sozinho em Casa, mas num shopping. Se é assim que Banderas tentava relançar uma carreira enquanto actor de acção envelhecido (que, como a maioria dos actores de acção que se perderam quando ficaram velhos), então o tiro foi completamente ao lado. E de pólvora seca. Não basta fazer voz rouca para ser um herói atormentado pela idade…

A team Banderas tenta então resistir como pode, fazendo umas armadilhas que nunca resultam, utilizando brinquedos e acabando dizimados, num banho de sangue mais explícito do que seria de esperar. E essa é a melhor parte. Tudo o resto são só rajadas de tiros, explosões mais ou menos tímidas, um bodycount respeitável e muito pouca coisa que lembrem os bons velhos tempos de Desperado, em que o espanhol era o arquétipo máximo do action hero. Nem Ben Kingsley dá algum respeito ao filme, que não vale mais que uma caixinha dum Happy Meal.
Título: Security
Realizador: Alain Desrochers
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *