| CRÍTICAS | Into the Forest

Já todos nós passámos por esta experiência traumatizante pelo menos uma vez na vida: estamos em casa e, de repente, sem qualquer aviso prévio, acaba-se a luz. Durante aqueles momentos em que a electricidade não regressa, ficamos completamente perdidos, sem televisão e, especialmente, sem internet, incapazes de saber o que fazer das nossas vidas. Existem inclusive relatos de pessoas que perdem a lucidez e nunca mais recuperam a sua sanidade mental após um evento desse género.

É um episódio desses que acontece às manas, Ellen Page e Evan Rachel Wood, mais o pai de ambas, Max Minghella, na sua casa de arquitecto, cheia de janelas e linhas angulosas com estilo, isolada no meio do mato. Há um apagão geral nos Estados Unidos (no mundo inteiro?), o carro não pega e, durante uma semana, os três ficam completamente isolados do mundo. A primeira refugia-se no estudo e a segunda nos ensaios de dança para a sua audição em breve. E, quando conseguem regressar à cidade, o cenário remete-nos para aquele primeiro de Maio no Pingo Doce, quando o grupo Jerónimo Martins fez promoções de 50 por cento. As prateleiras dos supermercados estão completamente vazias e, como o combustível também já é escasso, as pessoas começam a ficar cada vez mais paranóicas, desconfiadas e na defensiva.

Into the Forest é então um survivor movie em cenário pós-apocalíptico, se bem que reduzido ao essencial. O núcleo familiar acaba por ficar limitado às duas manas, salvo momentos breves em que vão receber visitas (umas mais demoradas que outras…), e à medida que vai sendo reduzido, também as personagens vão tornando-se cada vez mais arquétipos. No final, Into the Forest transforma-se numa metáfora à criação, se bem que aqui o casal é pouco ortodoxo e nada tradicional: são duas mulheres e, tendo em conta que uma delas é Ellen Page, é impossível que isso não tenha um peso simbólico.

Tal como, em vez de personagens, o filme tem arquétipos, também o desenvolvimento da trama acaba por pisar meia-dúzia de clichés do género. O pior mesmo é quando dá a sensação que está a esforçar-se em demasia – e aqui Ellen Page, com o seu estilo histriónico, é tão demasiado que chega a ser irritante -, para não parecer que é algo que já percebemos à distância, há muito tempo atrás. O seu Double Cheeseburger vale então pela variação do tema e pela Cat Power na banda-sonora.

Título: Into the Forest
Realizador: Patricia Rozema
Ano: 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *