| CRÍTICAS | Gravidade

Se houve coisa que aprendemos com Alien – O Oitavo Passageiro foi que, no espaço, ninguém nos ouve gritar. Gravidade explora isso ao máximo, isolando dois (um?) astronautas no espaço, sem contacto com Houston, apenas entregues a si próprios na derradeira demanda de sobreviverem num ambiente sem som, mas também sem gravidade e, acima de tudo, sem rede.

Os dois astronautas são George Clooney e Sandra Bullock, que veem uma aparente operação de rotina transformar-se em catástrofe, quando um satélite russo choca com a sua nave. Depois de lançar o seu charme habitual nos primeiros minutos, Clooney (spoilers alert) desaparece e deixa caminho aberto para Sandra Bullock brilhar, num solo tipo Tom Hanks em O Náufrago. Depois de ter sacado um Oscar dois anos antes, a actriz passava assim por uma nova vida, depois de se ter divorciado de vez do rótulo de namoradinha da América.

Apesar do ambiente minimalista, Alfonso Cuáron consegue manter o survivor movie sem recorrer a artifícios manhosos – leia-se analepses e prolepses. Por isso, Gravidade está mais perto de Enterrado Vivo, enquanto filme que se baseia e se confina a um só lugar, mas com opções narrativas bem distintas. É certo que no final há uma tentativa ridícula de se aproximar de uma mensagem de renascimento, que era totalmente escusada, mas não é aí Gravidade marca os golos da vitória.

É no assombro visual que Gravidade é um autêntico uau, sendo o passo evolutivo seguinte de 2001: Odisseia No Espaço. Há uma tendência quase automática de comparar todos os filmes que se passam no espaço com o clássico de Stanley Kubrick, mas desta vez a coisa faz mesmo sentido. Cuáron filma também em gravidade zero, em longos planos sequência (que saudades de rever Os Filhos do Homem, com um dos planos-sequéncia da história do cinema de mais suster a respiração), que nos colocam a pairar no espaço juntamente com os protagonistas. Só é pena a banda-sonora balofa, como se precisássemos de uma cábula para sabermos como nos sentirmos. Ver Gravidade no cinema é uma experiência total, que se aproxima facilmente do menu máximo, mas visto em casa ficamo-nos pelo McRoyal Deluxe.Título: Gravity
Realizador: Alfonso Cuarón
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *