| CRÍTICAS | O Reino dos Gatos

Agora que os gatos tomaram conta da internet, cujos vídeos fofinhos se tornaram omnipresentes nas redes sociais, é apenas uma questão de tempo até O Reino dos Gatos ser redescoberto e se tornar em fenómeno viral. Quer dizer, se até Gatos conseguiu ganhar distribuição comercial internacional no grande ecrã, o que dizer deste filme do estúdio Ghibli?

O Reino dos Gatos é uma espécie de spin-off não assumido de O Sussurro do Coração, um dos grandes filmes da produtora de Hayao Miyazaki. É certo que é um dos seus títulos menores, mas nem por isso O Reino dos Gatos merece menos atenção. Tal como os filmes da Pixar (E o sexo. E a pizza), que quando é bom é bom e quando é mau, é bom na mesma, os desenhos-animados da Ghibli são sempre acima da média.

Nunca um filme de Miyazaki esteve tão perto de Walt Disney. Depois de salvar um gato de morrer atropelado, Haru é transportada para um reino de gatos, onde estes estão totalmente antropomorfizados, falando e tudo. O gato que Haru salvou é o príncipe daquele reino paralelo e, por isso, o seu pai, o rei, decide casa-la com o filho. A sua única escapatória daquele casamento real, que a levarão a transformar-se também ela num gato, é o chamado Gabinete de Assuntos dos Gatos, liderado por uma espécie de Arsene Lupin felino, o Barão Humbert von Gikkingen, e o seu ajudante com os ossos largos (eufemismo para gordo), Muta (que faz lembrar Behemot, de O Mestre e Margarida.

O Reino dos Gatos é uma espécie de Alice no País das Maravilhas com gatos, em que esse universo alternativo felino com aquele realismo mágico nipónico muito particular serve de metáfora para a auto-determinação de Haru, para o aumento da sua auto-estima e dos seus níveis de confiança. É, portanto, uma história sobre crescimento, com uma mensagem moral à espera de se soltar no final. E com a animação perfeita do estúdio Ghibli, que torna todos aqueles gatos verdadeiramente adoráveis. É um Ghibli menor? É, mas que todos os filmes menores fossem McBacons e estava a indústria cinematográfica bem melhor de saúde. 

Título: Neko no Ongaeshi
Realizador: Hiroyuki Morita
Ano: 2002

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *