| CRÍTICAS | Ghost Shark

No outro dia, estava a falar com uns amigos doentes por bom mau cinema como eu sobre esta febre recente que anda para aí sobre filmes com tubarões (alimentada sobretudo pela Asylum e pelo SyFy), quando um deles me disse: se ainda não viste o Ghost Shark ainda não viste nada. E, de repente, tudo fez sentido na minha cabeça. Um tubarão fantasma é uma ideia de um milhão de dólares, as potencialidades são imensas e o facto de ser um fantasma não exige efeitos-especiais manhosos. Se bem que efeitos-especiais manhosos é metade do charme. Corri então para casa e fui procurar Ghost Shark. Felizmente estava a passar pela milésima vez no Syfy.

Ghost Shark não podia começar melhor. Um casal de rednecks à pesca e um tubarão branco que vem comer o peixe que tinham fisgado. Aborrecidos, decidem vingar-se e matam o tubarão com um revólver(!), uma granada(!!) e molho picante(!!!). Moribundo, o tubarão vai falecer a uma gruta sagrada, onde os seres vivos que lá morrem ficam condenados a regressar em espírito para se vingarem de toda a gente.

Como é um tubarão fantasma, ele pode estar em qualquer lado. No mar, mas também numa poça, numa boca de incêndio a pingar, numa piscina, numa sanita ou mesmo num copo de água(!). As possibilidades são infindáveis e Ghost Shark usa-as a todas. E de forma bastante fixe. O bodycount é elevado, gore o suficiente e não tem problema em ser politicamente incorrecto, já que ceifa pelo caminho meia dúzia de crianças.

Ao contrário do que esperava, Ghost Shark tem mesmo um tubarão. Não é um fantasma com um lençol (quão fixe seria um tubarão com um lençol com dois furos para os olhos?), mas é um tubarão translúcido fusforescente. Felizmente é o suficiente para não ter o aspecto ranhoso dos outros filmes de tubarões, dando-lhe um certo charme xunga.

Depois há uma tentativa forçada de argumento, erros de casting, tipas em bikini e uma atroz falta de nomes conhecidos que possamos reconhecer, sejam celebridades que nunca passaram da cepa torta, sejam actores caídos em desgraça, seja o Lorenzo Lamas, mas tudo isso são detalhes sem importância. Ghost Shark é o meu filme favorito de tubarões e o McRoyal Deluxe não é simples exagero por ele me entusiasmar sempre que penso num tubarão com um lençol.Título: Ghost Shark
Realizador: Griff Furst
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *