| CRÍTICAS | Who’s Singing Over There

Antes de haver Emir Kusturica, o cinema sérvio (ou jugoslavo, que é quase a mesma coisa) tinha um só nome: Who’s Singin’ Over There, o mais famoso filme de todo o país, êxito de bilheteiras e marco da cultura pop local, completamente inserido no seu imaginário colectivo. Antes de haver Era uma Vez um PaísWho’s Singin’ Over There era o filme que melhor reproduzia a cultura e a mentalidade balcânica das terras de Tito.

Ambientado algures na Jugoslávia, na véspera do bombardeamento do país na Segunda Guerra Mundial, Who’s Singin’ Over There é um road movie que segue a viagem de um autocarro até Belgrado. E, como é normal no género, o que interessa aqui não é tanto a viagem física em si, mas a viagem psicológica do protagonista, que aqui é um herói colectivo bem heterogéneo: dois músicos ciganos, um simpatizante germânico, um casal de gaiatos recém-casado, um galã cantor, um caçador, um padre ortodoxo e o condutor esquisito.

O próprio autocarro é uma metáfora da própria Sérvia/Jugoslávia: um caldeirão de culturas e proveniências, com uma forte influência da igreja e uma mentalidade patriarcal. Por isso, quando o autocarro explode no fim, adivinhamos ao mesmo tempo o desmoronar da Jugoslávia e a confusão étnico-cultural da região nas décadas seguintes.

Who’s Singin’ Over There é uma comédia feita a partir das tensões entre as suas personagens, que invariavelmente degenera naquele caos meio-felliniano meio-Kusturica. Aliás, a influência deste filme no corpo de trabalho do realizador de Gato Preto, Gato Branco é notória, até pela presença omnipresente da música. Tanto pela theme song divertida, com uma harpa de boca, tanto pelos dois ciganos, que nuns interlúdios geniais, assumem o papel de coro grego.

Who’s Singin’ Over There faz rir, apesar de se perder ligeiras coisas na tradução. No entanto, é um filme que faz sentido a uma plateia internacional, que não precisa de conhecer o país para se identificar com aquilo ou achar piada. Who’s Singin’ Over There faz jus à sua fama de um dos melhores filmes sérvios de sempre e o McRoyal Deluxe é prova disso.

Título: Ko To Tamo Peva
Realizador: Slobodan Sijan
Ano: 1980

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *