| CRÍTICAS | Over the Limit

Margarita Mamun tem 20 anos e está a treinar no duro para os Jogos Olímpicos do Brasil. Ela é uma das mais promissoras atletas de ginástica rítmica da actualidade, o que aumenta a fasquia e o grau de exigência. E, além disso, representa a Rússia, país que, como sabemos desde a Guerra Fria, encontra na glória desportiva mais uma desculpa para tecer loas à sua grandeza.

Overt the Limit, o documentário da polaca Marta Prus, acompanha esta preparação nos meses anteriores às Olímpiadas, entre treinos e competições. Raramente o documentário vai a casa ou aborda a parte pessoal da vida de Margarita, até porque, muito provavelmente, não existiu muita vida social para documentar neste período. O treino era intensivo, de manhã e de tarde, e a convivência era sobretudo com a treinadora, Amina Zaripova, e a seleccionadora nacional (e mulher do magnata mais rico da Rússia) Irina Viner.

É, portanto, um clima de… cortar à faca. O nível de exigência de Irina Viner não só é duro, não tolerando nada abaixo da perfeição, como é uma autêntica vaca no trato. Margarita é ofendida de cima a baixo por dá cá aquela palha e só lhe resta comer e calar. E repetir a sequência. E nem a sua treinadora escapa, levando o mesmo tratamento. E depois aquilo entra num círculo vicioso: Irina grita com Amina que, por sua vez, grita com Margarita. E esta engole toda frustração. Até porque lágrimas também não são toleradas. Todos nós vimos Eu, Tonya e sabemos que é assim que depois acontecem joelhos destruídos à martelada…

Over the Limit é uma pilha de nervos. Estamos a ver aquilo e só nos apetece bater naquelas mulheres. Um conselho: não vejam o filme com ninguém ao vosso lado, se não pode correr mal. Marta Prus limita-se a ligar a câmara e a seguir Margarita, num registo muito voyeur. Over the Limit pode não ir tão fundo no assunto como o vai, por exemplo, Trophy Kids, outro documentário sobre jovens atletas, cujos pais andam a viver por eles os seus sonhos esfumados de adolescência. Mas é (ainda) mais chocante e perturbador que esse, tirando um retrato do desporto de alta competição que preferimos não saber. E, como todos os grandes documentários, faz um arco narrativo perfeito, fechando o McRoyal Deluxe de uma forma que, se fosse um filme de ficção, diríamos que era pouco credível ou irrealista.Título: Over the Limit
Realizador: Marta Prus
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *