| CRÍTICAS | Homem-Formiga e a Vespa

Nem sequer a Marvel devia ter grandes esperanças no Homem-Formiga. Afinal de contas, quem é que queria saber de um herói cujo único poder é ficar do tamanho da cabeça de um alfinete? Já todos vimos Os Sentenciados e sabemos a aflição que isso foi. Só assim se justifica o casting de Paul Ruud, foi a típica decisão de quem se está a lixar para aquilo.

Mas… surpresa! Homem-Formiga foi bem sucedido e é mesmo um dos melhores títulos do universo Marvel. Isto porque o realizador Peyton Reed teve o bom-senso de manter a coisa descontraída e bem humorada (Guardiões da Galáxia e Thor: Ragnarok seguiram o mesmo caminho e, coincidência ou não, foram igualmente bem-sucedidos); e porque Scott Lang (Paul Ruud), o Homem-Formiga himself, é um daqueles losers com uma piada sempre na ponta da língua, de quem é fácil gostar (olá Peter Parker, como estás?).

A Marvel tentou logo capitalizar esse sucesso do Homem-Formiga e encomendou logo a sequela, adoptando também uma atitude sensata, o que neles até é raro acontecer. Ou seja, decidiu manter o episódio (mais ou menos) independente do restante universo e repetiu a equipa, elenco e realizador. Em compensação, duplicou a oferta e, agora, além do Homem-Formiga, temos também a Vespa (Evangeline Lilly), com lugar no título e tudo.

A estrutura de Homem-Formiga e a Vespa é assim semelhante à do filme anterior. Claro que há mais personagens (ou melhor, há basicamente as mesmas, mas com mais protagonismo) e mais vilões (com destaque para a Fantasma (Hannah John-Kamen)), o que atulha um bocadinho a história e faz com que nenhum dos heróis (incluindo Michael Douglas e Michelle Pfeiffer, os Homem-Formiga e Vespa originais, com direito ao mesmo tempo de antena) seja realmente o protagonista do seu próprio filme. Mas Reed mantém a ligeireza de tom do filme anterior, apostando determinadamente no humor, o que volta a resultar.

Além disso, Homem-Formiga e a Vespa volta a fazer das suas limitações força, sabendo jogar da melhor forma com um herói que apenas se limita a encolher, seja a ir buscar carrinhos da Matchbox, seja com uma formiga que toca bateria(!). Vejam que irão perceber. E irão curtir o McBacon, de certezinha absoluta.

Título: Ant-Man and the Wasp
Realizador:
Peyton Reed
Ano:
2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *