O realizador Andrew Traucki tem construído carreira no cinema de terror, nomeadamente numa subcategoria muito específica: a dos filmes de criaturas. Especialmente as marinhas. Mais especificamente crocodilos. Tudo por causa de Pântano Negro, o survivor australiano com crocodilos que o revelou ao mundo. Por isso, talvez em busca de um novo ímpeto para a sua carreira descendente, Traucki decidiu fazer all in numa sequela: Black Water – Abyss.
A última vez que vimos crocodilos no grande ecrã foi em Rastejantes e a coisa correu manifestamente bem. Traucki deve ter visto o filme de Alexandre Aja porque encontramos algumas semelhanças, na forma como ambos jogam com o suspense. Traucki dá ainda um tratamento mais minimalista ao seu crocodilo, como se fosse um vilão ou um serial killer de um slasher: silencioso, sempre muito cool, mas extremamente mortífero, com theme song e tudo.
Black Water – Abyss consegue ser eficaz quando se reduz ao mínimo. No entanto, Traucki insiste em criar um argumento para o filme, o que não deixa de ser surpreendente num filme que não tem história. Ora vejamos: quatro amigos + um vão investigar uma cave cheia de água, que descobriram na floresta australiana, para ver se tem algum potencial turístico. Há uma derrocada, a gruta enche de água e os cinco ficam encurralados com um crocodilo gigante, à medida que a água vai subindo lentamente.
Era preciso mais alguma coisa? Óbvio que não. Até porque a fórmula era vencedora: Pântano Negro meets A Descida. Mas Traucki insiste em imprimir drama matrimonial a martelo, que só serve para encher chouriços. E o pior nem sequer é isso. Quando o filme termina, há inesperadamente mais vinte minutos, que não só eram desnecessários, como arruinam o pouco de bom que Black Water – Abyss tinha conseguido alcançar. É um final desonesto, tão ridículo que catapulta imediatamente Black Water – Abyss para o nível de uma produção da SyFy e dos seus filmes patetas de tubarões. Nada mais desnecessário neste Happy Meal.
Título: Black Water: Abyss
Realizador: Andrew Traucki
Ano: 2020