A Turquia é um país de contradições, que começa logo pela sua posição geográfica, metade situada no oeste europeu e a outra metade no oriente asiático. Além disso, apesar de continuar a viver o legado de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da Turquia moderna, assente num pilar fundamental e secularismo, os últimos anos têm sido marcados por uma influência religiosa cada vez mais crescente no regime, o que conduz a mais contradições. Por isso, é muito interessante ver o cinema turco a flirtar com o terror e o fantástico, géneros que são óptimos para reflectir sobre estas convulsões sociais, culturais e políticas.
Cemal (Ahmet Rifat Sungar) é então um jovem condutor de carros funerários, que certo dia é-lhe pedida discrição no tratamento de um caso muito sensível: transportar o corpo da filha de uma família poderosa, assassinada num crime de honra, até à sua terra natal. Para isso, estão na disposição de lhe oferecer uma quantia generosa de dinheiro, o que deixa logo antever que há ali algo mais que não está a ser contado. Mas Cemal decide aceitar, até porque não deve haver grandes problemas. Até porque, se não olhar para a parte de trás da carrinha, a miúda até pode estar viva, quem sabe? É como transportar o gato de Schrödinger.
Mas plot twist: a miúda (Cansu Türedi) não está afinal nem morta nem viva. E quando o corpo começa a chichiar, Cemal vai retira-la da carrinha, protege-la e alimenta-la. Se bem que, como qualquer morto-vivo, a sua fome só é saciada com carne humana. O que vai obrigar a arranjar uns cadáveres pelo caminho…
The Funeral é assim um muito interessante road movie pela Turquia, de um homem e uma zumbi, se bem que essa promessa de uma viagem pelas contradições do país nunca chega a ser cumprida. O realizador Orcum Behram vai-se demorando em quartos de motéis à beira da estrada ou na casa da irmã de Cemal, fazendo de The Funeral mais um filme de zumbis ou de criatura do que realmente um Paris, Texas na terra do Atatürk. Não há propriamente mal nenhum nisso, mas são essas cenas no carro as mais interessantes do filme, até porque combinam melhor com o seu tom algo reflexivo e silencioso.
The Funeral é um muito interessante road movie tresmalhado de zumbis, com um fascínio muito particular por vir de um destino inesperado. Só por isso já justificava o McBacon por inteiro.
Título: Cenaze
Realizador: Orcum Behram
Ano: 2023