| CRÍTICAS | Western

O western, que juntamente com o jazz é a única expressão cultural genuinamente norte-americana, é caracterizado por vários sinais comuns ao género. Entre eles está o facto de serem maioritariamente histórias sobre o mito da fundação, acerca dos homens que chegam ao mundo novo e o tomam seuj em nome de um direito ao progresso e de uma determinada ordem (de ocidentalização e universalização), ambientados num faroeste selvagem. É por isso que Western, de Valeska Grisebach, apesar de ser sobre alemães, se passar na Bulgária e ser um filme contemporâneo, tem este título.

Western não tem nada de cauboiadas. É a história de um grupo de homens que vão trabalhar para a Bulgária profunda, também em nome do progresso – e com uma atitude de superioridade moral perante os selvagens, com tanto de condescendente quanto de arrogante -, e que vão acabar por chocar com os autóctones. A primeira coisa que fazem é içar uma bandeira alemã, num sinal de neo-colonialismo bronco; e depois, quandok se apercebem que a água não é suficiente para abastecer a vila e a obra (apesar de estarem a trabalhar num rio(!)), a tensão vai acumular-se da mesma forma que o faz numa panela de pressão.

No meio caminho existe Meinhard Neumann, uma espécie de working class hero com bigode glorioso à mineiro russo (ou à Charles Bronson, que no fundo é a mesma coisa), que não se revê propriamente no comportamento dos colegas e que acaba por establecer laços com os locais, apesar das dificuldades de comunicação. Meinhard até arranja um cavalo, em mais uma apropriação óbvia dos símbolos óbvios do western. Western é mais western que muitos filmes de caubóis.

Western é ainda um filme que se desenrola ao retardador, filmado num registo naturalistaque hoje em dia é muito francês, pelo menos desde O Segredo de um Cuscuz. O filme não tem propriamente um arco narrativo clássico, o que pode frustrar muito boa gente, mas quantas vezes a nossa vida o tem? Por isso, se se conseguir abster do facto de que uma dezena de homens vão construirsozinhos uma central hidroeléctrica (quer dizer, poderiam faze-lo, mas nuns 30 anos…), Western é um óptimo filme, daqueles em que parece que nada se passa, mas que, no final, está tudo virado do avesso. O McChicken também é uma hamburga enganadora, porque na maior parte das vezes também engana completamente a fome, apesar de não parecer.

Título: Western
Realizador: Valeska Grisebach
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *