| CRÍTICAS | Hereditário

Dostoievski fartou-se de reflectir sobre a consanguinidade, mas Hereditário leva a questão ainda mais longe. Poderá a morte ser hereditária? Tendo em conta a primeira metade do filme, a resposta a essa questão parece ser clara – sim!

A mãe de Annie (Toni Collette) acaba de ser enterrada quando o filme arranca e essa sombra da morte ficará sempre a pairar sobre aquela família. Mais tarde ficaremos a saber que o irmão desta e o próprio pai também morreram em circunstâncias trágicas e começamos a ficar definitivamente desconfiados (e assustados). Por isso, quando um outro macabro membro da família também perde a vida (e a cabeça!) de forma perturbadora, não podemos dizer que não estivessemos à espera.

O estreante Ari Aster monta em Hereditário um filme de enorme precisão, em que sobrepõe várias camadas de leitura, que nos deixa sempre na dúvida qual é a real. Há bruxedo e possessões (olá O Exorcista, olá A Semente do Diabo), há o passado de doenças mentais na família e há demónios e fantasmas. Nunca temos a certeza em que acreditar, mas, tendo em conta a tendência de um certo cinema de terror independente em 2018 (olá The Ritual, olá A Bruxa), se tivessemos que apostar todas as nossas fichas numa saberíamos onde o fazer.

Ari Aster aposta tudo na criação de ambientes e na tensão acumulada e deixa as jump scenes ou situações mais gráficas para quando isso é mesmo necessário, afastando uma tendência habitual bem irritante dos blockbusters do género. Isso aproxima Hereditário de uma linhagem cinematográfica mais clássica, que remonta a algumas décadas atrás, quando o cinema de terror tinha algo para dizer.

Mas nem tudo são rosas em Hereditário. No final, cai na tentação de se explicar em demasia, quando seria muito mais estimulante deixar algumas coisas abertas à nossa interpretação. Nisto, o seu primo The Ritual, apesar de ser pior filme, soube resolver melhor. Contudo, não é isto que faz Hereditário deixar de ser um dos melhores McRoyal Deluxes do cinema de terror recente, que iremos recomendar a muito boa gente nos tempos próximos.

Título: Hereditary
Realizador: Ari Aster
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *