| CRÍTICAS | A Mosca

Existem actores que ficam irremediavelmente marcados a certos papéis que fazem. Por exemplo, por mais filmes que participe, Jeff Goldblum será sempre o tipo de A Mosca. A Mosca é o mais característico filme de David Cronenberg, aquele em que explora melhor a temática comum das suas obras: a projecção do eu noutro corpo sob situações adversas e/ou bizarras.

Remake do clássico da ficção-científica da década de 50, este A Mosca é a história do brilhante e excêntrico cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum), que inventa algo que irá mudar o mundo: o teletransporte! Contudo, quando Brundle experimenta em si próprio o engenho, uma mosca entra fortuitamente na máquina e o adn de ambos vai fundir-se. Brundle começa então a transformar-se gradualmente (e literalmente) numa mosca. A brundlefly…

Para além de ser uma versão mais “feinha” (feinha como na tradução de “nasty”) e gore desta história de ficção-científica, que abordava primordialmente a questão da eutanásia, A Mosca é um filme que mergulha e escava mais fundo na condição do Homem, ou não fosse Kafka citado às tantas. Filme de binómios, A Mosca é não só uma estória sobre o tradicional conflito Bem vs Mal, como uma questão sociológica, que chega a tocar num assunto que volta a estar na ordem do dia: o aborto.

Jeff Goldblum está irrepreensível na sua transformação em mosca; e Cronenberg mantém neste filme a sua imagem de “tipo esquisito”, com fracturas expostas, membros derretidos e uma mosca humana bem repulsiva, apesar de no final não ser mais do que um bug-eye-monster (mas um bug-eye-monster com classe). Agora, só nos resta aguardar ansiosamente pelo director’s cut, que inclua a tão falada cena do babuíno fundido com um cão que Brundle espanca até à morte com um cano.

Exemplo maior da ficção-científica e um daqueles raros casos em que o remake é melhor que original. Deixa-me sempre indeciso entre o McRoyal Deluxe e o Le Big Mac. Vou deixar à vossa consideração. Mas sem querer ser faccioso, acho que deviam escolher a segunda opção.

Título: The Fly
Realizador: David Cronemberg
Ano:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *