| CRÍTICAS | Viral

Já tínhamos tido a gripe das aves e a gripe dos porcos e agora os realizadores Henry Joost e Ariel Schulman apresentam-nos… a gripe do verme. Um vírus mortal transmitido pelo sangue e que transforma os hospedeiros numa espécie de zombies raivosos, que emitem os mesmos sons do Predador para nós sabermos que eles estão infectados e para tentar desesperadamente que o filme seja assustador, já que não é.

Henry Joost e Ariel Schulman vieram do documentário, com o mindblown Catfish, e depois saltaram para o cinema de terror. Viral é mais um teen movie, em que duas irmãs (Analeigh Tipton e Sofia Black-D’elia) com os problemas comuns da maioria das adolescentes (rapazes, hormonas aos pulos, pais prestes a divorciarem-se…), ficam sozinhas em casa quando a epidemia do vírus do verme faz Obama declarar a lei marcial e pôr todas as cidades de quarentena.

Lembramo-nos de A Purga, pelo facto de remeter as jovens para o interior de casa, enquanto a ameaça anda lá fora, sitiando-as. No entanto, nada se vai passando à medida que o filme avança, exceptuando os vizinhos que vão ficando infectados (sabe Deus porquê, se estavam em casa fechados) e as notícias na televisão que informam das medidas cada vez mais drásticas tomadas pelos vários governos pelo mundo. Também raramente há rede para as miúdas comunicarem com os pais, mas sempre que Sofia Black-D’elia quer mandar mensagens ao namoradinho do outro lado da estrada o whatsapp está sempre a funcionar.

Depois Viral lá se lembra que tem que ter alguma emoção, tenta ensaiar uma aproximação emocional das damas que ninguém quer saber e Sofia Black D’elia descobre como curar os infectados recorrendo apenas aos apontamentos das aulas de biologia sobre a mosca da fruta (porque nem sequer havia net para usar a wikipedia e, claro, porque os cientistas de todo o mundo nunca se lembraram de tentar atacar aquele parasita da mesma fora que… se atacam todos os parasitas. Há ainda mais quinze ou vinte minutos de Viral depois disso, mas quem é que ainda tem paciência para comer a Hamburga de Choco até ao fim?Título: Viral
Realizador: Henry Joost & Ariel Schulman
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *