| CRÍTICAS | As Crianças do Sacerdote

Numa pequena ilha da Dalmácia, um jovem padre apercebe-se que a população está a decrescer a olhos vistos. A situação é preocupante: desde que foi destacado para aquela localidade, já assistiu a dezenas de funerais e nem sequer a um nascimento. O padre Fabijan (Kresimir Mikic) tem então uma ideia de génio: com a ajuda dos trabalhadores da farmácia da zona, começa a furar os preservativos que se vendem e a trocar as pílulas por vitaminas.

A patetice da ideia resulta. Em pouco tempo, a natalidade da ilha dispara de forma absurda, catapultando o lugarejo para as bocas do mundo. Ninguém desconfia da ilha do amor, até que os efeitos secundários começam a acumular-se. E todos eles nas costas do padre Fabijan, que vai ter que se desemaranhar deles. Mães solteiras, bebés abandonados, casais sem posses para sustentar um filho…

As Crianças do Sacerdote é uma comédia light croata, que por vezes parece ter uma agenda escondida anti-igreja católica (especialmente quando saca do baú – com piada, diga-se de passagem – a questão da pedofilia escondida no seio do Vaticano). Faz-se de personagens esteriotipadas (a caricatura do ex-militar, os políticos rivais com um escondido caso de amor, a maluquinha da aldeia…) e, sobretudo, de colocar o padre Fabijan numa situação pouco ortodoxa para um padre. Ou seja, a fazer buraquinhos em preservativos para lixar os casais, mas também a cuscuvilhar a vida sexual dos habitantes da ilha ou a imagina-los em posições sexuais pouco recomendáveis.

E a surpresa é que a coisa até funciona. Pelo inesperado dos gags, mas sobretudo pela cara de Kresimir Mikic, o actor que faz de padre Fabijan, com uma expressão genial e uns maneirismos que marca pontos no humor físico subtil. A parte má é que As Crianças do Sacerdote chega a um momento e deixa ter mais do que dizer, ficando a ruminar durante 20 minutos exasperantes, em que tenta fazer as pazes com toda a gente e lançar sobre a mesa a cartada da mensagem moral do costume. Completamente desnecessário, já que já tinha sido tudo dito. Com uma recta final diferentes e As Crianças do Sacerdote poderia ser algo mais do que o McBacon.

Titulo: Svecenikova Djeca
Realizador: Vinko Bresan
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *