| CRÍTICAS | Verão Danado

Um ano depois de João Pedro Rodrigues ter feito uma gracinha no festival de Locarno, com o seu O Ornitólogo, o cinema português voltou a estar em destaque no festival suíço. Cristina Hanes trouxe para casa o Leopardo de Ouro referente às curtas-metragens, com o seu António e Catarina, enquanto que o debutante Pedro Cabeleira recebia uma menção especial para este Verão Danado.

Verão Danado é então uma espécie de filme comunitário, que Pedro Cabeleira fez com os colegas de escola mal acabou o curso de Cinema, não passando pela tradicional curta iniciática. Portanto, Verão Danado é a típica primeira-obra: um filme cheio de sangue na guelra e de vontade de se fazer cinema, por um realizador que acaba de chegar e está cheio de ganas de experimentar, mostrar e fazer. E, tal como na grande parte desses caso, o filme acaba sempre por pecar mais por excesso do que por sobriedade.

Neste caso, o excesso de Verão Danado é uns 20 minutos a mais que, sem os quais, não se perdia nada e ganhava-se em força e em ritmo. Verão Danado é um teen movie, sobre as férias de verão de um grupo de jovens por entre festas, álcool, drogas e sexo e amor. No fundo, pode-se dizer que Verão Danado é uma espécie de Miúdos em versão portuguesa, mas sem o sensacionalismo de Larry Clark. No filme de Pedro Cabeleira sentimo-nos como se fizessemos parte daquela trupe de jovens e estivessemos mesmo com eles nas festas, em vez de sermos os voyeuristas sinistros de Miúdos (sim, caso não tenham percebido, não nutro de amores pelo filme do Larry Clark).

Tal como a própria juventude, Verão Danado é um filme hedonista, com os excessos da juventude. A forma como o filme se imiscua junto desses adolescentes, tornando-se mais um deles, faz lembrar outro filme português que também fez sucesso em Locarno, o poema-punk de Hugo Vieira da Silva Body Rice. Contudo, enquanto que esse era um filme com um contexto muito específico – o Alentejo, as raves, a desertificação (tanto a do interior como a da alma)… -, este é um filme que pode passar-se em qualquer lado e, portanto, a identificação é bem maior.

No entanto, como o bom filme hedonista que é, Verão Danado perde-se na sua busca pelo prazer. Um amigo, que gostou bem mais do filme do que eu, disse-me que era porque não fui a afters suficientes. Talvez seja. É que o Cheeseburger não é, certamente, a minha ideia de bem supremo da vida e do prazer.

Este artigo é uma parceria com o Deus me Livro.

Título: Verão Danado
Realizador: Pedro Cabeleira
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *