| CRÍTICAS | Cidade das Sombras

Depois de um holocausto que nunca nos é explicado, mas que imaginamos ser nuclear, os últimos sobreviventes da Terra são colocados a viver no subsolo, numa cidade que é uma espécie de retro-steampunk com um qualquer estado comunista soviético semi-decadente. É o mito de shambala e da terra oca, mas ao contrário. É que aqui, a cidade no interior da terra não é gloriosa e poderosa, mas antes débil e a dar as últimas.

É que, além das provis\oes de comida estarem a terminar, o gerador que da energia a toda a cidade está prestes a claudicar de vez, com apagões cada vez mais longos. Cidade das Sombras é então uma distopia alternativa, em que o filho (Harry Treadaway) do inventor local (Tim Robbins) e a órfã (Saoirse Ronan) da cidade vão assumir o papel messiânico e encontrar a saída de volta à superfície, até porque esta última é a herdeira de uma caixa que detém um segredo de pandora. Simbolicamente, não podia ser mais forte: os dois vão achar o caminho até à luz, devidamente acompanhados pela irmã mais nova dela, para que o mito da criação também fique completo.

É um excelente universo o que é criado por Gil Kenan, em Cidade das Sombras. O problema é que alguém parece ter ficado preocupado depois de o ver. É que parece que sentiram necessidade de infantilizar o filme, talvez pelo facto e ter dois heróis juvenis (e, assim, ter de ser obrigatoriamente um filme juvenil) e de tornarem a história um pouco mais acessível a totós, naquela atitude condescendente de quem toma sempre os mais novos como parvinhos com problemas cognitivos.

O resultado é um argumento que parece ter deixado uma hora e tal de filme no chão da sala de montagem, com secundários que são meros figurantes decorativos (especialmente Tim Robbins, já que Bill Murray se limita a fazer de Bill Murray pela enésima vez), personagens que desaparecem e reaparecem já no fim apenas para desbloquear uma parte do argumento e muitas perguntas que ficam sem resposta. Afinal de contas, o que estava dentro da caixa e como é que ela funcionava??

É, por isso, uma pena que Cidade das Sombras tenha falhado. Porque cria um universo alternativo atraente, que tinha tudo para resultar em mais uma ou duas sequelas. Assim fica-se pelo Cheeseburger e fecha aqui a loja. 

Título: City of Ember
Realizador: Gil Kenan
Ano: 2008

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *