| CRÍTICAS | The Field Guide to Evil

Os filmes-mosaico, com vários realizadores, não costumam ser boa ideia. Na teoria até parece uma premissa bastante interessante, a de juntar vários realizadores de quem se gosta para abordarem um tema comum segundo os seus pontos de vista próprios, mas na prática acaba quase sempre por ser uma salgalhada de curtas-metragens de diferentes estilos e formas. E, no final, o filme enquanto um todo é sempre desequilibrado.

The Field Guide to Evil não é excepção. Por um lado, parece uma excelente ideia. É uma antologia de cusrtas-metragens, dedicadas a diferentes contos tradicionais fantásticos de vários países (Hungria, Estados Unidos, Polónia, Grécia, Índia, Turquia, Áustria e Alemanha), realizados por outros tantos realizadores dessas mesmas nacionalidades.

No entanto, no final, The Field Guide to Evil não deixa de ser um filme com altos e baixos. O registo até é mais ou menos semelhante, tendo em conta que a maioria dos mitos abordados são histórias populares antigas, que são feitas todas da mesma matéria (a tradição oral e vernacular, essencialmente, assente numa base de superstição e religião). Quer dizer, todas não. O segmento norte-americano, dedicado às crianças com cabeças-de-melão, é diferente de tudo o resto, mais próximo de um tom de comédia (e, curiosamente, é também o pior). Afinal de contas, um país sem História gera estórias sem história. Viram o que fiz aqui?

Das oito curtas-metragens não existe propriamente uma que se destaque das restantes, o que demonstra um certo equilíbrio do filme. O segmento húngaro, assinado por Peter Strickland, destaca-se pela forma, numa espécie de abordagem que mistura o cinema-mudo de Méliès, com o expressionismo alemão e algumas piscadelas de olho mais contemporâneas; a parte grega de Yannis Veslemes também tem a sua piada, pela forma como faz lembrar as criaturas de Jim Henson e o The Storyteller, com o John Hurt; e a história de bruxas da polaca Agnieszka Smoczynska é, talvez, aquela que melhor podia sobreviver isolada. Tudo o resto é genericamente esquecível, para ver e ocupar tempo apenas enquanto se devora um Cheeseburger à pressa antes de irmos ver outro filme.

Título: The Field Guide to Evil
Realizador: Ashim Ahluwalia, Can Evrenol,, Veronika Franz, Katrin Gebbe, Calvin Reeder, Agnieszka Smoczynska, Peter Strickland & Yannis Veslemes
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *