| CRÍTICAS | O Destino de um Ex-Combatente

A mudança de século não foi famosa para muito boa gente em Hollywood. Por exemplo, Joel Schumacher acabaria por se afundar definitivamente, nunca recuperando do desastre dos seus Batman. E Robert de Niro teve dificuldade em saber envelhecer, teimando em continuar a escolher demasiadas comédias sem graça. Premonição ou não, o certo é que ambos cruzaram-se em 1999, ali mesmo na mudança de século, em O Destino de um Ex-Combatente (até a tradução para português é infeliz). E quem saiu a perder com isso foi Philip Seymour Hoffman, que tem aqui um dos seus grandes papeis, mas que raramente é recordado porque… o filme é uma treta.

Mas vamos por partes. Robert de Niro é um antigo herói da polícia de Nova Iorque, homofóbico e orgulhoso, que vive numa espécie de apart-hotel e que vai regularmente a uma boite onde os homens pagam pelas danças. De Niro tem então um enfarte e fica com metade do corpo paralisado, porque, como toda a gente sabe, nunca se deve ir full retard. E assim, para exercitar a fala, vai acabar a ter aulas de canto com o transexual do andar de cima (Philip Seymour Hoffman), que ele tanto despeita.

Jack Nicholson fez este filme e fê-lo muito melhor, o do tipo conservador e homofóbico que se torna amigo do vizinho gay (alguém mencionou Melhor é Impossível?). Como se isso não bastasse, O Destino de um Ex-Combatente ainda se enleia num sub-argumento de uns mafiosos que andam à procura do dinheiro roubado por alguém lá do apart-hotel e que nós sabemos logo quem foi ainda o filme não começou.

É tudo demasiado confuso e atabalhoado, as personagens secundárias são meras caricaturas que aparecem para representar um arquétipo e não para terem um papel e Joel Schumacher nunca se decide pelo tom que quer para o filme, se o drama realista, se a fábula idealista. Por isso, depois de Seymour Hoffman dar tudo o que tinha para dar, Schumacher opta, numa falta de consideração enorme, acabar o filme com uma perseguição entre os bandidos e os mocinhos que mais parece o Sozinho em Casa, cheia de gags de humor físico.

Até Robert de Niro, com a sua paralisia facial a falar de boca fechada, parece que está a fazer um frete só para receber o cheque no final (e se calhar até estava). A única coisa que se aproveita em O Destino de um Ex-Combatente é mesmo Philip Seymour Hoffman e a Hamburguesa de Choco é inteirinha para ele, sobremesa incluída.

Título: Flawless
Realizador: Joel Schumacher
Ano: 1999

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *