| CRÍTICAS | O Cavalheiro com Arma

Forrest Tucker foi um malfeitor norte-americano que se notabilizou por a) escapar 16 vezes da prisão com sucesso, incluindo uma de San Quentin num bote a remos construído por si, e b) por ter assaltado bancos a rodos, mesmo quando já era septuagenário, tendo roubado 60 num só ano. O Cavalheiro com Arma é sobre Forrest, mas apesar de tudo não podia ser menos um heist movie.

E, no entanto, O Cavalheiro com Arma tem todos os código do género. Há os assaltos, com as respectivas fugas de automóvel e Forrest Tucker (Robert Redford) devidamente coadjuvado pela gangue do reumático (Tom Waits e Danny Glover), e todos os processos de planeamento associado. Mas não é isso que interessa ao realizador David Lowery. Este é antes um filme sobre o tempo e (viver) a vida.

É, primeiro que tudo, um filme sobre a passagem do tempo e sobre um tempo que está a acabar. Não é por acaso que Lowery o filmou em 16mm e, para contribuir ainda mais para a mitologia, Robert Redford anunciou que este seria o seu último trabalho antes da reforma. Há, por isto, um certo romantismo neste bandido, que tem aquele fascínio e a patine de tempos idos e é por isso que Sissy Spacek se enamora por ele e que Casey Affleck, o detective que o tenta apanhar, prefere persegui-lo do que o capturar realmente.

E depois é uma história super-idealista sobre a felicidade da vida. Casey Affleck, completamente anestesiado pelas rotinas da vida, fica apaixonado não por aquele homem, mas pela ideia daquele homem. Lembram-se de Don Juan deMarco, em que um velho Marlon Brando redescobria a joie de vivre através de um jovem Johnny Depp? Aqui é a mesma coisa, mas ao contrário, em que é o mais velho que inspira o mais novo.

Finalmente, O Cavalheiro com Arma é ainda uma fábula sobre a masculinidade (no bom sentido, não confundir com machismo). Não é por acaso que o título faz uma espécie de roma muda com O velho e o mar (The Old Mand and the Gun contra The Old Man and the Sea, nos originais em inglês), de Ernest Hemingway.

David Lowery filma tudo isto com elegância, superiormente auxiliado pela presença quase mágica de Redford, e saca de O Cavalheiro com Arma uma pequenina pérola com um je ne se quoi de feelgood movie. O McBacon é, por isso, o remate mais do que adequado.

Título: The Old Man & the Gun
Realizador: David Lowery
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *