| CRÍTICAS | Vendeta

Apesar do Cinema ser uma indústria extremamente masculina, existe um género que continua a ser dominado pelas mulheres: o revenge movie. Desde os tempos da exploitation (e de Russ Meyer, que é mais ou menos a mesma coisa) que as mulheres se têm emancipado da sociedade patriarcal para se vingarem da misoginia.

No entanto, Vendeta insere uma nova coordenada na equação. É que, pela primeira vez, um revenge movie é realizado por uma mulher, neste caso a debutante Coralie Fargeat. Assim, há um duplo factor de interesse logo à partida para Vendeta.

Mas durante a primeira metade, não só não se nota nenhuma diferença de género no filme, como até parece que Fargea ainda faz pior, ao reforçar a objectização da protagonista Matilda Anna Ingrid Lutz. Aiás, há tantos grandes planos e referências ao seu rabo que este quase que passava a ter personalidade jurídica e uma entrada no IMDB.

Matilda Lutz é a amante de Kevin Janssens, que acompanha ao deserto norte-americano durante a caçada anual que este faz com os amigos (Vincent Colombe e Guillaume Bouchède). Contudo, a coisa vai-se descontrolar numa noite e Matilda Lutz vai ter que fazer pela vida. Primeiro, Vendta começa por ser um survivor movie; e só depois vem o revenge movie. E com muito grrl power! Além disso, a sua vingança é algo quase sobrenatural, como se estivesse predestinada a dar uma lição aqueles homens. E, por isso, é como se ganhasse poderes especiais. Lembramo-nos imediatamente de Mandy, até porque partilham a mesma banda-sonora e paleta de cores.

Vendeta é um filme extremamente violento e sanguinário. Esqueçam lá o Kill Bill e a violência estilizada de Tarantino. Coralie Fargeat vai beber directamente à fonte, aos exploitations, ao Thriller – A Cruel Picture e a Mulher Violada. A coisa ganha mesmo contornos de matança do porco e, às tantas, o sangue é tanto que quase sentimos as mãos peganhentas.

No entanto, não deixa de faltar ao filme uma considerável dose de badass. Começa logo com Matilda Anna Ingrid Lutz, que não tem carisma nenhum de armas na mão, apesar de não ficar mal de trajes reduzidos. Ou seja, Vendeta é um filme de mixed feelings: por um lado queremos muito gostar dele; por outro, gostaríamos de o ver com outra protagonista ou feito de forma diferente. Ai, indecisões, indecisões… enquanto não me decido, venha lá daí um Cheeseburger para o entreter o dente.

Título: Revenge
Realizador: Coralie Fargeat
Ano: 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *