| CRÍTICAS | A Experiência Belko

James Gunn escreveu o argumento para A Experiência Belko, mas depois não o quis realizar. Disse que, ao terminar Guardiões da Galáxia, não se sentia na disposição para fazer um filme assim tão sangrento. O realizador Greg McLean viu ali uma oportunidade e não perdeu tempo a aproveita-la. Plot twist: James Gunn afinal não o quis fazer porque o argumento era uma merda e Greg McLean caiu que nem um patinho.

Belko é então o nome de uma empresa norte-americana a operar na Colômbia, que faz qualquer coisa kafkiana que não importa para o caso. Um dia, os trabalhadores locais são todos dispensados e só ficam os norte-americanos no edifício. Nisto, todas as janelas e portas são subitamente encerrados com placas de titânio e uma voz ouve-se nos intercomunicadores: ou matam duas pessoas na próxima meia-hora ou os chips implantados nas suas nucas começam a explodir que nem Peta Zetas.

A Experiência Belko é a enésima variação de um subgénero, que começou com Cubo e teve o seu momento caramelo em A Batalha Real: pessoas encerradas num local que, em situação de desespero, vêem os seus instintos de sobrevivência mais animalescos vir ao de cima. São filmes psicológicos, que tratam o colectivo como uma alegoria da sociedade humana, utilizando uma situação hipotética para passar uma mensagem moral.

Normalmente, esta ideia é embrulhada em muito gore e matança do porco, que depois os autores dizem ah, era só para disfarçar. A grande novidade em A Experiência Belko é que ninguém tenta disfarçar nada. O dispositivo é só uma desculpa para derramar sangue à bruta. A partir de certo momento, a carnificina é tanto que parece que estamos a ver um Morte Cerebral, nos bons velhos tempos do Peter Jackson parvo (parvo é, aqui, um elogio).

Depois, A Experiência Belko ainda ensaia um twist, que serve para nos dizer à cara podre vêem, estava só a brincar, mas que é apenas um claro pretexto para abrir a porta às sequelas. Felizmente, ninguém de bom senso vai apoiar mais continuações desta palhaçada. Até porque ninguém quer ver outra vez o John C. McGinley naquele seu overacting irritante. Impossível levar a sério este Happy Meal, por mais xungaria que gostemos.

Título: Belko Experiment
Realizador: Greg McLean
Ano: 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *