| CRÍTICAS | Onde Estás, Bernadette?

Em 2013, Cate Blanchett sacou o Oscar de melhor actriz com Blue Jasmine, o filme de Woody Allen em que o realizador, pela primeira vez, projectava o seu eu numa mulher. Agora, meia-dúzia de anos depois, Cate Blanchett volta a interpretar uma mulher problemática – Bernadette – num filme que tem também o seu nome no título – Onde Estás, Bernadette?.

Bernadette podia muito bem pertencer à galeria de personagens neuróticas de Woody Allen: anti-social, mau-feitio, agorafóbica, viciada em depressivos… É uma personagem complexa, a quem Cate Blanchett afiambra o dente, mas que o realizador Richard Linklater não consegue nunca esculpir acertadamente. Mas não é só com a personagem; também se percebe que Linklater nunca tem a certeza para onde encaminhar o filme, como se não soubesse ao certo qual a mensagem que queria passar. O que acaba por não surpreender, tendo em conta que os seus melhores títulos são sobre personagens anónimas e ordinárias – a trilogia Before e Boyhood – Momentos de uma Vida, por exemplo.

Bernadette é então uma génio da arquitectura, casada com um génio da Microsoft, que um dia se farta do mundo de fazer casas e se torna numa espécie de reclusa anti-social. Afinal de contas, Bernadette tem uma tendência para a auto-sabotagem. Por isso, quando nasce a sua filha, Emma Nelson, Bernadette coloca nela todas as suas energias. No entanto, todos esses anos a reprimir criatividade vai fazer com que lhe salte a tampa.

A primeira parte de Onde Estás, Bernadette? acaba por ser simpática porque Cate Blanchett. O pior vem depois, quando enceta a sua viagem de descoberta pessoal e Onde Estás, Bernadette? se transforma em A Vida Secreta de Walter Mitty, mas em versão de auto-ajuda de supermercado. E em vez da Islândia temos a Antártida, com milhões de planos de pinguins ideais para postal de férias. Tudo caminha lentamente para a irrelevância, formatando-se como um dos futuros favoritos filmes de domingo à tarde. Um Happy Meal que só não é mais dispensável porque Cate Blanchett.

Título: Where’d You Go, Bernadette?
Realizador: Richard Linklater
Ano: 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *