| CRÍTICAS | O Caso DeLorean

Toda a gente conhece o DeLorean: o carro de design futurista, com as portas que abrem para cima, movido a plutónio e que permite viajar no tempo, cortesia de Doc Brown. E, sempre que alguém faz esta referência a um dos modelos automóvel mais reconhecidos do mundo, John DeLorean dá uma volta no túmulo.

John DeLorean foi um engenheiro automóvel de grande sucesso, primeiro na Pontiac e depois na General Motors, onde se tornou o mais jovem vice-presidente de sempre. Depois abandonou a companhia para criar a sua própria marca e um carro tão seguro quanto possível, elegante, confiável, prático e confortável (as palavras são dele). Esse carro era o DMC-12, que ficaria conhecido popularmente apenas por… DeLorean. Foi lançado em 1981 e em 1982 a companhia ia à falência(!). No mesmo ano, DeLorean era preso, acusado de tentar salvar a empresa com um negócio de cocaína com os colombianos, avaliado em 25 milhões de dólares.

É esta a história de O Caso DeLorean, a partir do ponto de vista de Jim Hoffman (Jason Sudeikis), uma espécie de troca-tintas que serviu de intermediário entre o empresário e um reputado traficante. O realizador Nick Hamm viu aqui uma oportunidade para contar mais uma “golpada americana” (trocadilho foleiro com o título do filme de David O. Russell, do qual tenta pedir emprestado o tom e o estilo), mas o filme parece deixar sempre algo por dizer. Afinal de contas, a polícia tinha uma ânsia um pouco duvidosa em apresentar resultados na luta contra a droga de Ronald Reagan, a que o julgamento de DeLorean parece ter dado razão (e que o filme ignora).

Falta a Nick Hamm alguma desenvoltura e savoir fare para aproveitar Jason Sudeikis e espremer de O Caso DeLorean algo mais do que a típica história do empresário que voou perto de mais do sol. É certo que toda a gente gosta de uma boa tragédia empresarial e de pessoal que rico que se trama a si próprio, mas não é ainda O Caso DeLorean que vem repor alguma justiça à história de um mito automóvel. Se depender deste McChicken, o DeLorean continuará a ser o carro do Regresso ao Futuro.

Título: Driven
Realizador: Nick Hamm
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *