| CRÍTICAS | Lords of Chaos

Os Mayhem, fundadores do black metal norueguês, são uma das mais infames bandas da história da música. Para quem não está familiarizado com a história e para não fazer muitos spoilers, digamos apenas que a sua carreira está ligada a suicídios macabros e assassinatos de membros do grupo, a movimentos de fogo posto a igrejas e, claro, satanismo, morte e malvadez.

Lords of Chaos é baseado na vida do fundador dos Mayhem, Euronymous (Rory Culkin), numa adaptação livre, sem pudor em exagerar determinadas coisas. É um dos típicos casos em que, em caso de dúvida entre a ficção e a realidade, se opta claramente pela primeira. Isso faz com que o filme não seja um biopic, mas ali entre a comédia negra e o horror movie.

Os fãs do black metal em geral e de Mayhem em particular (e de Burzum, claro) não vão gostar de Lords of Chaos, porque o vão levar demasiado a sério. No entanto, o filme canaliza toda a teenage angst dos adolescentes norueguês e, com algum cinismo, tira uma radiografia ao que é (era?) ser jovem na Escandinávia nos anos 80 e faz uma paródia ao black metal.

Euronymous e o seu grupo de amigos – onde se vai destacar Varg Vikernes (Emory Cohen), o nome por trás de Burzum, a outra banda seminal do black metal norueguês – são adolescentes entediados com a vida que, dez anos antes de um outro jovem ter dado o mote para toda uma geração ao gritar here we are now / entertain us -, encontram na música um escape. Mas não é só na música – especialmente no metal e em todas as suas variações -, é também em todo um imaginário em redor da morte, do diabo e do Mal. No entanto, enquanto que Euronymous é um oportunista, Varg parece levar aquilo mesmo a sério…

Lords of Chaos faz lembrar The Dirt pela forma mais pop como conta a sua história. Só que tem várias vantagens em relação a esse biopic dos Motley Crue, começando pela banda-sonora dos Sigur Dos e terminando na presença de Sky Ferreira. Este McBacon é bem mais saboroso que o The Dirt, assim como a música dos Mayhem é melhor que a dos Motley Crue. Change my mind.

Título: Lords of Chaos
Realizador: Jonas Åkerlund
Ano: 2018

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *