| CRÍTICAS | Bob, Carol, Ted e Alice

No início dos anos 70, a Nova Hollywood rompia com a Hollywood clássica tanto formal quanto tematicamente, começando a reflectir a actualidade e os temas que marcavam a ordem dos dias. Bob, Carol, Ted e Alice, a estreia na realização de Paul Mazursky, é um filme-charneira, que surge precisamente ali entre o final do flower power e o início da contra-cultura, para falar sobre a revolução sexual.

Bob (Robert Culp) e Carol (Natalie Wood) são um casal que têm uma epifania num retiro que fazem durante um fim-de-semana, numa espécie de sessão intensiva de biodanza, onde aprendem a partilhar a verdade total um com o outro. Por isso, quando o primeiro trai a segunda, num caso meramente circunstancial, e ela o aceita naturalmente, os amigos Ted (Elliot Gould) e Alice (Dyan Cannon) não vão conseguir entender. E entre a discussão mais razoável e a mais inflamada, acabarão por terminar os quatro numa orgia.

Bob, Carol, Ted e Alice é conhecido por ser, precisamente, o filme sobre troca de casais, mas tendo em conta que essa cena é a final e dura poucos minutos, facilmente se percebe que isso é uma forma muito redutora de colocar as coisas. Sim, o filme é sobre a revolução sexual, mas pela primeira vez reflecte sobre as vantagens e as desvantagens dessa abordagem, sem fazem sequer juízos de valor.

É um filme muito palavroso, de actores, que apesar do tema mantém uma certa moral. Bob, Carol, Ted e Alice antecipa os filmes de Woody Allen e toda uma corrente indie, em que a montagem rápida acompanha os diálogos longos, numa espécie de jeu de massacre muitos antes de O Deus da Carnificina, de Roman Polanski.

Sendo este um filme de actores, há que deixar um parágrafo para falar deles. Elliott Gould e Dyan Cannon acabariam inclusive nomeados ao Oscar e Natalie Wood, esse fenómeno, tinha aqui o seu último grande papel no grande ecrã. Apesar de poder parecer datado em algumas ideias, quando visto à luz dos dias de hoje, Bob, Carol, Ted e Alice continua a ser um McRoyal Deluxe pertinente, tanto formal quanto tematicamente.

Título: Bob & Carol & Ted & Alice
Realizador: Paul Mazursky
Ano: 1969

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *