| CRÍTICAS | Os Gatos Não Têm Vertigens

Nesta coisa da busca por um cinema nacional comercial (seja lá isso o que for), António-Pedro Vasconcelos é o único que se tem safado. Desde Os Imortais que tem tido momentos mais (A Bela e o Paparazzo) e menos (Call Girl) felizes, assumindo o cinema de género para as massas.

No entanto, escusava de ter abusado tanto em Os Gatos Não Têm Vertigens. É que dá a impressão que António-Pedro Vasconcelos tinha um caderno de clichés, tirado de um qualquer dicionário do melodrama, e que foi obrigado a usar todos. E, pior ainda, só lho disseram na última semana de rodagens. Porque se até metade ainda a coisa é aceitável, a partir daí é uma correria de lugares.comuns que até mete espécie.

Quanto ao filme em si e uma premissa que já se viu antes: a da cumplicidade interoperacional. Ou seja, um adolescente rebelde (João Jesus) com mãe ausente e pai alcoólico, que encontra abrigo numa velhota recém-viúva (Maria do Céu Guerra), que vê e fala com o fantasma do marido (Nicolau Breyner, quem mais?, a cumprir a sua quota de participar em todos os filmes portugueses do ano enquanto era vivo).

Não esperávamos, obviamente, um Ensina-me a Viver, mas contar com algo honesto não me parecia ser pedir muito. António-Pedro Vasconcelos é sempre demasiado polido na forma como filme; o filme tem algum cinema, mas tem uma escala televisiva, onde tudo é limpo, penteado e maquilhado. Atente-se, por exemplo, a casa disfuncional onde vive o rapaz, com um pai que o agride e lhe chama nomes, mas em que tudo está arrumadinho, as garrafas vazias cuidadosamente dispostas pela casa e nada é suficientemente convincente.

O melhor do filme? Maria do Céu Guerra, claro, mas isso não surpreende ninguém. A grande surpresa é mesmo o semi-desconhecidoJoão jesus, que deixa muito boas indicações para o futuro. Para quem não viu e quer ver Os Gatos Não Têm Vertigens, aqui fica um conselho. E de graça! Vejam antes o trailer, está lá o filme todo. Caso contrário, o Double Cheeseburger ainda vos causa uma indisposição. E depois ninguém se responsabiliza.

Título: Os Gatos Não Têm Vertigens
Realizador: António-Pedro Vasconcelos
Ano: 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *