| CRÍTICAS | American Pie – Girls’ Rules

O franchise do American Pie – A Primeira Vez já foi chão que deu uvas há muito tempo. As sequelas nunca tiveram o mesmo sucesso e nem sequer American Pie – O Reencontro, ao jogar com a nostalgia de reunir os personagens uma dúzia de anos depois do primeiro, fez com que alguém se importasse. E, mesmo assim, paralelamente a estes quatro episódios, houve mais quatro spin-offs, lançados directamente para vídeo.

Mas como o buraco pode ser sempre cavado mais fundo, eis que 2020 nos oferece um nono(!) American Pie, desta vez orientado para a consciencialização feminista da época. Girls’ Rules, como o título deixa adivinhar, é apenas com raparigas e orientado para raparigas. Contudo, a partir do momento em que o filme se centra em quatro bff (Madison Pettis, Lizze Broadway, Natasha Behnam e Piper Curda) em tentarem conquistar o mesmo rapaz, uma jóia de moço (Darren Barnet), comendo-se umas às outras (não literalmente, atenção), todo esse argumento fica invalidado.

Além disso, há ainda a insuportável personagem de Natasha Behnam. Além de ser super-irritante, com uma energia over-the-top falsa e artificial, é tão ciumenta que controla, manipula e hackea o telemóvel do namorado. Porque é o que toda a gente faz. E assim fica normalizada a violência no namoro. Mas pronto, isto é o nono(!) American Pie e, se calhar, sou só eu a pensar demasiado.

O que devemos esperar de American Pie – Girls’ Rules é então muitas piadas com masturbação feminina e miúdas a falar de sexo de forma desenxabida, porque isso é que é a ideia de empoderamento feminino para Hollywood. Mesmo perante esse padrão, American Pie – Girls’ Rules não tem propriamente ponta por onde se pegue, porque nunca tem graça, nunca passa da caricatura e tudo é tão previsível como se o argumento tivesse sido tirado de um site de modelos de argumentos na internet.

Ao fim de nove(!) filmes, Eugene Levy ganhou finalmente vergonha para não aparecer. A forma que o realizador Mike Elliott arranjou para manter uma espécie de conexão com o franchise foi chamar a uma das personagens Stifler e usar uma parte de maçã como plano de corte durante uma montage musical. Só não se percebe é o que anda Danny Trejo por lá a fazer. Na pele do contínuo da escola, Trejo aparece em duas cenas, apenas a fazer uma careta e sem falas. A terceira cena em que aparece é só de relance, lá ao fundo, já que tinha ido ao set levantar o cheque. Esperemos que este Happy Meal ajude a enterrar de vez este flagelo cinematográfico.

Título: American Pie Presents: Girls’ Rules
Realizador: Mike Elliott
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *