| CRÍTICAS | Ivana, the Terrible

Em 2017, a sérvia Ivana Mladenovic teve uma crise existencial. Tinha acabado de fazer um filme com relativo sucesso na Roménia, mas as coisas pareciam estar a fechar-se sobre si e o futuro parecia nebuloso. Desesperada, regressou a casa dos pais, numa aldeia na fronteira com a Roménia, enquanto o stress, a ansiedade e a depressão faziam com que o cabelo começasse a cair. E, desse material, Ivana acabaria por fazer um filme.

Ivana the Terrible é o de Ivana Mladenovic, em que agarrou em todo o se bloqueio criativo, traumas e desesperança desse período e transportou-o directamente para o filme. O resultado é uma espécie de cinema verité, em que Ivana lida com a sua hipocondria, as homenagens da autarquia local, as relações de amor ódio com os pais e avós e uma relação com um rapaz adolescente, 13 anos mais novo, da qual quer evitar falatórios. Ficção e realidade misturam-se assim, sem sabermos muito bem onde termina uma e começa a outra, até porque os actores são as pessoas reais, incluindo os músicos e amigos, Andrei Dinescu e Anca Pop (esta última, depois da fama no Canadá e nos Balcãs, morreria tragicamente num acidente de viação antes do filme estar concluído).

Filmado com a câmara à mão, num registo de espontaneidade e naturalismo, Ivana the Terrible vai ainda beber alguma influência ao cinema indie norte-americano, às coisas de Greta Gerwig ou White Stillman (que é mais ou menos a mesma coisa). No entanto, é preciso trocar a realidade ango-saxónica pelo contexto sócio-cultural eslavo, com todos aqueles estereótipos que seguimos no Squatting Slavs in Tracksuits e que, por mais que queiramos negar, são bem próximos da nossa cultura.

A coisa segue assim nesse registo muito levezinho, mas igualmente inconsequente, entre os gritos e os ataques de fúria exagerados de Ivana para com a família, as homenagens meio parolas da câmara municipal e os diálogos com o namorado e o ex-namorado. Ivana the Terrible é uma sessão de terapia, que parece ter resultado em cheio para Ivana Mladenovic ultrapassar as dúvidas existenciais. Mas normalmente as sessões de terapia são privadas por alguma razão. Mas antes a saúde mental do que um Happy Meal, não é?

*filme exibido na selecção oficial da edição de 2020 do ArteKino

Título: Ivana Cea Groaznica
Realizador: Ivana Mladenovic
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *