| CRÍTICAS | Notícia do Mundo

Hoje em dia poderá parecer estranho, mas já houve tempos em que não havia internet para lermos as notícias do dia em qualquer lado, a qualquer altura. E, mais estranho ainda, houve ainda um tempo em que nem toda a gente sabia ler para compreender os jornais. Tom Hanks era então um tipo que, no final da Guerra da Secessão norte-americana, andava de cidade em cidade a ler as notícias em voz alta, a troco de uma moedinha.

Numa das suas viagens, Tom Hanks há de encontrar pelo caminho uma jovem perdida. Helena Zengel tinha sido levada pelos índios em pequena, foi criada por eles e agora havia sido resgatada. Quando se preparava para ser entregue à família biológica, a sua carruagem foi atacada e… ficou novamente sozinha. Por isso, apesar de não conseguir comunicar com Tom Hanks por não saber inglês, só chegar resta ir com ele até casa. E fazer aquilo que é uma regra básica do cinema: nunca, mas mesmo nunca, viajar com Tom Hanks!!

Notícias do Mundo desenvolve-se então em duas leituras. Por um lado, é a história da relação entre o solitário Tom Hanks (com alguns esqueletos mal resolvidos no armário) e a pequena Helena Zengel (o melhor do filme, de longe), uma variação em tom menor do bom selvagem. Por outro lado, é um road movie em que acontece toda uma colecção de acidentes e desastres aos dois, numa sucessão incrível de infortúnios. Há uma cena em que a roda da carruagem em que seguem salta e capotam por um desfiladeiro abaixo(!). Há algo mais aleatório e plantado que isto?

O realizador Paul Greengrass, que volta a juntar-se a Hanks depois de Capitão Phillips (outro filme em que a sua viagem não corre muito bem), filam Notícias do Mundo como se fosse o filme mais importante do mundo. Tudo é de uma solenidade impressionante, inflando o filme de pretensiosismo e transformando-o num pastelão cada vez mais insonso. Faz lembrar o anterior filme de Hanks, Missão Greyhound (outra viagem que não correu bem), que não tinha propriamente nada de mal, mas que era aborrecido de morte.

Além disso, como Notícias do Mundo faz uma caminhada para a luz (no início tudo é sujo, feio e lamacento, como deveriam ser os Estados Unidos naquela altura, ainda em construção, e no final tudo é luminoso, bonito e brilhante – aliás, Hanks e Zengel chegam ao fim da viagem sem um único arranhão(!) ou sequer um cabelo fora do sítio(!!)), acaba por ser a versão oposto de outro road movie entre pai e filho (leia-se adulto e criança), A Estrada. O que dá logo para perceber que este Cheeseburger não é lá grande coisa.

Título: News of the World
Realizador: Paul Greengrass
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *