| CRÍTICAS | Um Peixe Chamado Wanda

Existem expressões e frases-feitas que são simplesmente odiosas, mas talvez nenhuma se compare a “dispensa apresentações”. É uma muleta narrativa preguiçosa e um lugar-comum tão gasto, que já foi completamente esvaziado de qualquer sentido. E, no entanto, quando falamos de uma instituição como os Monty Python, sobre os quais já tudo foi dito, escrito e pensado, o que nos resta dizer? Exacto, que dispensam qualquer tipo de apresentações…

Agora a discussão que raramente (nunca?) foi feita é esta: fora dos Monty Python, qual é a melhor coisa feita por (e deixamos agora de fora Terry Gilliam) Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones. Eu sei que vocês vão responder Os Rutles ou A Grande Barraca e não estão totalmente errados. Mas a resposta correcta é Um Peixe Chamado Wanda.

Um Peixe Chamado Wanda é um heist movie sobre cinco bandidos que assaltam um banco e que tentam de todas as formas atraiçoarem-se uns aos outros para ficarem com o dinheiro. Roda-se o prisma e olhamos noutra direcção para ver que Um Peixe Chamado Wanda é o filme em que dois Monty Python, John Cleese e Michael Palin, se juntam a dois norte-americanos, Kevin Kline e Jamie Lee Curtis, criando o cocktail perfeito de diferentes tipos de humor até terem feito o Seinfeld. E roda-se mais uma vez o prisma e ainda temos outra perspectiva do filme, em que Um Peixe Chamado Wanda foi o último trabalho de Charles Crichton, realizador veterano mui respeitável, com uma carreira que deveria ser mais recordada.

Um Peixe Chamado Wanda é uma comédia que realmente tem um argumento, algo que é cada vez mais raro nos dias de hoje, em que este género parece estar dependente de pequenos gimmicks (e a maioria deles sem graça). E os gags surgem em resultado da trama e das personagens cheias e bem definidas, seja o Kevin Kline ex-agente da CIA super-intenso, a Jamie Lee Curtis femme fatale sempre disponível para atraiçoar quem quer que seja desde que isso lhe garanta uns cobres no final, o Michael Palin amante de animais que tem que despachar uma velhinha que foi testemunha do assalto e acaba por matar os seus caniches um a um (incluindo o último, em que lhe cai um cofre em cima, à boa maneira niilista dos Looney Tunes) ou o John Cleese advogado tão british quanto o chá das cinco.

Existem três ou quatro sequências memoráveis no filme, que introduzem Um Peixe Chamado Wanda directamente no hall of fame dos trabalhos dos ex-Monty Python, da tal cena de Michael Palin com os caniches à cena de sexo de Kline e Lee Curtis, da qual faz parte este still aqui mesmo em cima. Quantas comédias conhecemos que fazem realmente rir? Estou a falar de gargalhadas a sério e não apenas sorrisos ou esgares cúmplices. E quantos McRoyal Deluxes fazem mesmo criar água na boca e ter orgasmos gastronómicos? Pois é, pensem nisso.

Título: A Fish Called Wanda
Realizador: Michael Crichton
Ano: 1988

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *