| CRÍTICAS | The God Committee

Em Caso de Vida ou de Morte, um piloto que escapou miraculosamente à morte, é chamado ao Céu para testemunhar em tribunal se deve ou não continuar vivo ou se se deve cumprir o destino e ele deve morrer precocemente como estava previsto. Quando começamos a ver The God Committee, esse clássico de Mike Powell e Emeric Pressburger não nos sai da cabeça.

Ora vejamos: o comité divino do título refere-se ao grupo de responsáveis de um hospital (dois médicos, Kelsey Grammer e Julia Stiles, a directora Janeane Garofalo, um psicólogo (Peter Kim), um padre (Motel Gyn Foster) e uma enfermeira (Patricia Floyd)) que, perante a chegada de um coração, têm que decidir qual dos pacientes da lista de espera deve ser o feliz contemplado daquele dador. No fundo, vão estar a brincar a Deus e aquela pergunta nunca terá uma resposta correcta.

Como é de adivinhar, The God Committee é um filme palavroso, até porque é adaptado de uma peça de teatro. A discussão é feita dentro das quatro paredes em que o comité está reunido, mas são várias as vezes que sai dali para fora, seja para ir entrevistar os pacientes da lista de espera, seja para ir perscrutar o passado menos… nobre de um terceiro paciente cujo pai é um ricaço que costuma dar contribuições generosas ao hospital ou seja para viajar em prolepses até a um futuro não muito longínquo, que também vai contribuir para aumentar o drama da decisão.

O tema é pertinente e, consoante a perspectiva de que se olhe para ele, a discussão é imensa. No entanto, sem se perceber muito bem se o problema está no texto ou na realização de Austin Stark, o filme nunca consegue prender um minuto que chega. No fundo, é um pouco dos dois. Os diálogos são sempre mortiços e as revelações fazem-se anunciar com minutos de antecedência e a realização de Stark é meramente ilustrativa, perdendo-se numa escala televisiva que tem muito pouco para acrescentar. The God Committee é, por isso, um Happy Meal que tinha muito para dar e que, afinal, veio vazio. E andou Kelsey Grammer uma vida inteira a dar-nos aulas de psicologia gratuitas – para depois pisar todos os erros para os quais alertava – com o seu Frasier para agora acabar nisto.

Título: The God Committee
Realizador: Austin Stark
Ano: 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *