| CRÍTICAS | Two Lottery Tickets

O novo cinema romeno está bem de saúde e recomenda-se, coleccionando prémios internacionais em vários festivais de prestígio. E, no entanto, poucas pessoas vão ao cinema na Roménia ver os filmes de Cristi Puiu,Corneliu Porumboiu ou Radu Jude, que são considerados cinema de autor. Em contrapartida, Two Lottery Tickets, comédia de orçamento modesto de Paul Negoescu, tornou-se num dos filmes mais bem sucedidos de sempre no país, sendo inclusive o filme romeno à data que mais lucrou. Two Lottery Tickets está para o novo cinema romeno assim como o Balas e Bolinhos está para o novo cinema português.

E, no entanto, Two Lottery Tickets e filmes como A Morte do Sr. Lazarescu ou 12:08 A Este de Bucareste não são assim tão diferentes quanto os romenos pensam. O seu minimalista austero e realista, o humor negro e temas como a liberdade e a resiliência enquanto herança do não-tão-antigo-ainda-regime-comunista são comuns a ambos. Two Lottery Tickets é tão representativo da Roménia quanto o novo cinema romeno, se bem que o faz com personagens e temáticas mais populares (não confundir com populismo).

Two Lottery Tickets é a história de três amigos, três losers cada um à sua maneira. Dinel (Dorian Boguta) é um mecânico com problemas financeiros, que a namorada trocou por um mafioso italiano; Side (Dragos Bucur) é um pintas fura-vida, viciado em apostas desportivas; e Pompiliu (Alexandre Papadopol) é um cromo obcecado com teorias da conspiração e persecutórias. Contra todas as probabilidades, os três acabam por acertar no jackpot da lotaria, mas contingências do destino (e muitas coincidência) fazem com que Dinel perca o bilhete. Os três têm então que o recuperar antes que alguém reclame o prémio primeiro que eles.

As personagens de Two Lottery Tickets pertencem à mesma família do niilismo existencialista de O Grande Lebowski, à medida que vão saltando de episódio em episódio em busca do bilhete perdido. A estrutura do filme não podia ser mais simples: planos fixos, muito formalistas, em que cada cena decorre como uma vinheta. Paul Negoescu é uma espécie de Aki Kaurismaki, mas ainda mais… doméstico. E por cada uma das desventuras do trio de amigos desfilam uma série de figuras secundárias que, apesar das meta-referências que dizem que o novo cinema romeno não é nada representativo do país, é mais romeno do que parece. O humor é absurdo, ou não fosse a Roménia a terra de Eugène Ionesco, e há bicadas pertinentes à homofobia do país, à sociedade machista e a toda uma uma série de estereótipos mais ou menos justos. É fácil de gostar de Two Lottery Tickets, um McChicken que acaba por ressoar mais junto do público internacional do que os romenos poderiam prever.

Titulo: Doua Lozuri
Realizador: Paul Negoescu
Ano: 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *