| CRÍTICAS | The Old Way

Nicolas Cage pode não ter filtros e fazer 20 filmes por ano, mas foi preciso chegarmos ao ano da graça do Senhor de 2023 para o vermos pela primeira vez num western. E vão ser logo dois de seguida. Mas enquanto Butcher’s Crossing não chega – que até é o mais esperado dos dois, até pelas críticas de quem já o viu -, vamos aproveitando para assistir a The Old Way.

Na forma, The Old Way pode ser uma cauboiada à antiga (e o título até remete tanto para essa ideia de fazer as coisas de forma old school, como também para para uma certa ideia de nostalgia), mas no conteúdo a inspiração vem antes de outro lado. The Old Way é um filme de acção durão, com herói badass, tipo John Wick ou El Mariachi (já que estamos a falar de caubóis e afins), em que Nicolas Cage não só é dedo leve no gatilho, como é o melhor no que faz, o que tornam na pessoa mais temida de todo o faroeste.

É assim que o conhecemos no prólogo de The Old Way, com bigodaça ridícula, a despachar malta a sangue frio. Mas depois o filme corta para a actualidade e o Nicolas Cage de agora é um tipo completamente diferente. Está retirado e encontrou a paz de espírito no amor. Vive casado, tem uma filha pequena e toma conta de uma pequena loja, na existência mais pacata de todas. Até que um grupo de facínoras, liderado por Noah Le Gros, lhe hop de invadir a casa e assassinar a esposa. Big mistake!

Antes de limpar o pó às armas e partir para a sua vingança sangrenta, Nicolas Cage ainda pondera tirar a vida À filha, para acabar com o seu sofrimento e livrar-se dum empecilho ao mesmo tempo. No entanto, rapidamente toma a decisão certa e, como Pedro Pascal não estava disponível, lá vai ele mais a catraia (Ryan Kiera Armstrong) em aventura conjunta. Há um certo ritual de passagem em The Old Way, até porque a pequena também parece ter uma pedra no lugar do coração como o pai, mas é mais por inevitabilidade do que por convicção do realizador Brett Donowho.

Depois os mauzões refugiam-se num lugarejo qualquer, que só falta ser na raia mexicana para a coisa ganhar contornos de western spaghetti, e Nicolas Cage chega para a matança do porco. Mas, de repente, é como se alguém mudasse de canal e passássemos a ver outro filme. Afinal, aquele pistoleiro com qualidades exímia na arte de matar e uma reputação que o precede, é capturado logo na primeira ocasião e logo pelo velhadas (Clint Howard) do gangue. Até pensamos que é um plano qualquer manhoso de Cage, mas não, é mesmo falta de jeito. E, como se isso não bastasse, ainda vai terminar tudo num showdown absolutamente ridículo e despropositado. Ver The Old Way é como encomendar um Happy Meal, abrir a caixa e encontrar no interior uma salada.

Título: The Old Way
Realizador: Brett Donowho
Ano: 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *