| CRÍTICAS | Mistério Em Block Island

Block Island é uma pequena ilha na costa este dos Estados Unidos, ao largo de Washington, conhecida por ser um concorrido destino turístico entre os norte-americanos. Contudo, fora do período de verão, a ilha esvazia-se, já que apenas pouco mais de 1000 pessoas vivem ali em permanência.

É precisamente em Block Island que vive Harry (Chris Sheffield), numa existência meio solitária. Salva-se a companhia do pai (Neville Archambault), que gosta de beber e dar longos passeios de barco, e um ou dois amigos, onde se destaca Dale (Jim Cummings), a quem só falta o chapéu de alumínio. Depois os peixes desatam a dar à costa mortos e a irmã (Michaela McManus), biologia, há de ser chamada para investigar e vai ficar também lá em casa, com a filha pequena.

Entretanto, os episódios de demência do pai irão piorar, ele acabará por aparecer afogado (e esmurrado), o seu fantasma começará a assombrar Harry(!) e a dar-lhe ordens perturbadores (o óptimo casting de Neville Archambault é uma das melhores coisas de Mistério em Block Island), mais animais mortos surgirão, há um zumbido quase permanente na ilha e os aparelhos electrónicos têm tendência para deixar de funcionar. São tudo acontecimentos isolados ou poderá haver also transversal a unir tudo isto? É precisamente esta a pergunta que Mistério em Block Island se propõe a responder.

Mistério em Block Island é um slow burner, que explora todos estes mistérios ao mesmo tempo que Harry o faz. Isto significa que vamos percebendo mais do que se passa em simultâneo, num processo de descoberta em tempo real. E é um filme de terror lovecraftiano, não no sentido em que uma criatura com tentáculos vai emergir do fundo do oceano a qualquer momento (se bem que esperamos que isso aconteça numa das várias cenas em águas abertas), mas num sentido mais cósmico, de uma entidade superior que tudo influencia e controla e que podem ser ou não extraterrestres. É ainda um filme que procura explorar uma certa ideia e maravilhamento, à semelhança do recente (e muito interessante) The Vast of Night. É, portanto, mais um bom McBacon para a lista desta nova vaga de indie horror filmes.

Título: The Block Island Sound
Realizador: Kevin McManus & Matthew McManus
Ano: 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *