| CRÍTICAS | O Urso do Pó Branco

O Urso do Pó Branco é um daqueles filmes auto-explicativos, em que basta olhar para o título para sabermos tudo o que necessitamos. Quase que nem vale a pena continuar a escrever esta prosa. O Urso do Pó Branco é o novo Serpentes a Bordo, só que baseado em factos reais.

Quer dizer, afirmar que é baseado em factos reais é um gesto de muito boa vontade.Na melhor das hipóteses podemos dizer que é baseado muito livremente num facto real. Mais precisamente num episódio em meados dos anos 80, em que um barão da droga qualquer morreu ao saltar de pára-quedas numa floresta da Geórgia, nos Estados Unidos, atado a não-sei-quantos quilos de coca. Houve um urso que encontrou o saco da droga, comeu uns bons milhares de euros em branca e morreu de overdose. No entanto, durante 5 minutos, deve ter sido o predador alfa mais mortal de toda a história do planeta Terra.

O Urso do Pó Branco baseia-se então nestes 5 minutos em que esse urso pardo foi extremamente feliz, distende-o em hora e meia e reimagina um killing rampage em coca. Um Scarface em forma de urso. Cria, para isso, várias histórias cruzadas e a realizadora Elizabeth Banks fa-las desembocarem no mesmo sítio e à mesma hora, tendo como ponto em comum o facto de terem de enfrentar de alguma forma o urso. Há então os traficantes que procuram a droga perdida (Ray Liotta no seu último papel, mais o filho recentemente viúvo e deprimido e O’Shea Jackson Jr.), dois miúdos que se baldaram à escola, a mãe que vai atrás deles (Keri Russell), uma ranger com uma paixoneta pelo biólogo do parque (Jesse Tyler Ferguson) e o detective (Isiah Whitlock Jr.) que investiga o tal para-quedista morto.

No fundo, O Urso do Pó Branco é um filme do Guy Ritchie, com as mesmas personagens bizarras, violência ultra-estilizada e situações ainda mais caricatas. E, claro, um urso em coca, num CGI manhoso, mas que não ofende. Por vezes parece que Elizabeth Banks quer seguir os códigos do filme de criatura (lembramo-nos de Anaconda, nem sei bem porquê), mas é bem possível que seja apenas uma coincidência involuntária, de tão fugaz que é.

No final, há ainda um momento Scooby Doo, se bem que ninguém quer saber de twists ou contra-twists. O Urso do Pó Branco é um filme sobre um urso em coca a matar pessoas indiscriminadamente e isso é tudo o que interessa. Falta-lhe o resto, ficou só o Cheeseburger.

Título: Cocaine Bear
Realizador: Elizabeth Banks
Ano: 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *