| CRÍTICAS | Namorada Aluga-se

Um dos principais motivos (ou o principal) do sucesso de Anatomia De Grey, quando apareceu, foi Patrick Dempsey. Não pela sua prestação em particular, mas porque toda a gente começou a lembrar-se de Namorada Aluga-se, o teen movie de culto dos anos 80. Dempsey foi, para muita gente que cresceu na década de 80, a prova de que os geeks também eram capazes de vingar, de sacar a tipa gira da escola e de marcar posição. 

Até Patrick Dempsey reaparecer em Anatomia De Grey, parecia que havia uma maldição qualquer com Namorada Aluga-se. Apesar de ser um filme com uma mística especial, todos os que o fizeram pareciam estar condenados ao ostracismo. O realizador Steve Rash continua a sua carreira de insignificâncias, actualmente nos straight to video; Dempsey teve a sua travessia no deserto; e Amanda Peterson, que se tornou no sonho molhado de todos os adolescentes dos anos 80 (e dos 90, e dos 00, e por aí fora), desapareceu sem deixar rasto, mantendo uma base de fãs fiéis, sites não oficiais e uma enorme base de culto que adora tentar descobrir o que ela anda a fazer hoje – e entretanto surgiu a notícia da sua morte trágica. É certo que anda por lá um (muito) novinho Seth Green, mas ele quase não conta. Era apenas um secundário muito secundário, encarregue de algum comic relief.

Namorada Aluga-se é então aquele tipo de feelgood movies que só podia ter sido feito nos eighties. É a história de um geek cansado de ser geek, que decide comprar o seu acesso até aos meandros da popularidade no seu liceu. Para isso, paga à líder das cheerleaders da escola para fingir que gosta dele durante um mês. E, voilá, toda a gente passa a interessar-se por si e a definir tendências. Como quando mete toda a gente a dançar o ritual de acasalamento das formigas africanas no baile de finalistas, num dos melhores momentos do cinema dos anos 80, coreografado por Paula Abdul (outro dos fenómenos da década, recuperada já este século no júri dos Ídolos).

No fundo, o que Patrick Dempsey faz é transformar Amanda Peterson numa prostituta, mas só quando o seu namorado regressa de fora, quase no fim do filme e lhe atirar isso à cara é que toda a gente percebe. Até lá, Namorada Aluga-se é um simples filme de liceu, sobre a revolta dos geeks, que passa uma importante lição de moral à conta de maus penteados, má roupa e má música (onde anda a theme song dos Beatles durante todo o filme?): não interessa quem és por fora, mas sim quem verdadeiramente és por dentro. Um Le Big Mac que tem envelhecido razoavelmente bem e com um espírito suficientemente fresco para regressarmos a ele de quando em vez.

Título: Can’t Buy Me Love
Realizador: Steve Rash
Ano: 1987

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *