| CRÍTICAS | Sympathy for the Devil

É incrível o descaramento de Sympathy for the Devil, que tem a pouca vergonha de não tocar uma única vez o tema homónimo dos Rolling Stones. Sympathy for the Devil não segue assim a tradição de outros filmes que roubam o título a clássicos dos Stones, como Sonhos Desfeitos ou Uma Mulher dos Diabos. Querem ouvir o Sympathy for the Devil? Esperem pelos créditos finais do Entrevista com o Vampiro e pela versão dos Guns n’ Roses, que marcou o princípio do fim da banda, quando Axl Rose não chamou Slash para gravar a canção.

Sympathy for the Devil, a canção, foi escrita por um Mick Jagger influenciado (e fascinado) por esse incrível livro de realismo mágico que é O Mestre e Margarita, onde o demónio desce à Terra e dá uma festa de arromba. Sympathy for the Devil, o filme de Yuval Adler, tem pouco ou nada a ver com isso (nem o raio da cantiga tem na banda-sonora), mas tem uma presença com algo de mefistólico: é Nicolas Cage, de cabelo escarlate, completamente demencial e num final entre chamas, que o tornam num demónio no inferno.

Nicolas Cage é então um tipo misterioso, nunca nomeado sequer, com um comportamento alucinado e um revólver numa mão, que entra no carro de Joel Kinnaman assim que este para no parque de estacionamento subterrâneo do hospital. Kinnaman só quer ir ver a mulher, que está em trabalho de parto, mas Cage só lhe diz conduz, senão estoiro-te os miolos.

Tal como Locke, Sympathy for the Devil passa-se durante longos momentos no interior de um carro, com pessoas a falar. Tardamos a saver os reais motivos que levaram aquele rapto, mas Nicolas Cage mantém-nos entretidos. Sympathy for the Devil é o veículo perfeito para entrar em full cage mode, Ele grita, ele gesticula, ele esbugalha os olhos… é o one man show de Nicolas Cage. Mas esperam. Hora e meia disto, a sério? Aparentemente, até Yuval Adler se deve ter aborrecido e percebido que não podia fazer um filme só com isto.

Sympathy for the Devil tem então um par de paragens pelo caminho, há umas mortes gratuitas, um par de tiroteios e explosões maiores do que seriam de esperar até que… a montanha pare um rato. Quando nos são revelados os motivos para Nicolas Cage fazer o que está a fazer só conseguimos perguntar-nos a sério? é só isto?. Infelizmente, Sympathy for the Devil é um filme apenas para os fãs hardocre do actor. Se é o seu caso, vai apreciar o Cheeseburger. Se não é, então não lhe toque nem com uma vara de 15 metros.

Título: Sympathy for the Devil
Realizador: Yuval Adler
Ano: 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *