| CRÍTICAS | Hércules Contra Sansão

Considerado o último dos peplums, Hércules Contra Sansão é um épico de homens musculosos, que reúne os três míticos heróis greco-romanos: Hércules, Sansão e Ulisses. No entanto, este último é apenas um sidekick do primeiro, que nem chega a ter a seu cargo o comic relief. É, por isso, um ambicioso crossover e, se fosse uma banda de rock, Hércules Contra Sansão seria aquilo que se convencionou chamar de super-banda. É que, além disso, o filme reúne também as duas maiores estrelas do género: Kirk Morris e o iraniano Iloosh Khoshabe, que aqui assinava pela primeira vez com o seu alias artístico, Richard Lloyd.

Hércules Contra Sansão inicia-se então na idílica Ítaca, onde Hércules (Kirk Morris) e os companheiros são desafiados pelo rei para matarem uma besta marinha que ameaça os navios locais. Porque é um tipo valete que não se nega a um desafio, Hércules á vai defrontar o temível monstro, que é… uma foca filmada muito de perto para parecer maior. O que se segue é a versão contrafeita de Kirk Douglas a lutar contra o polvo de Vinte Mil Léguas Submarinas, tão mau que se torna bom.

A besta sai derrotada, mas os heróis naufragam e vão parar à Judeia. Aí, necessitam de um novo barco para regressar a casa, mas o rei – manipulado pela bela Dalila (Liana Orfei) – leva-o a ter que completar uma missão para salvar os seus amigos: tem que derrotar Sansão (Iloosh Khoshabe), o temido campeão dos Damitas , que quer libertar toda a Palestina. O argumento é simples, mas eficaz e credível, o que faz com que todo o filme se torne inesperadamente sólido.

É certo que o último acto, quando Hércules e Sansão decidem antes unir forças ao invés de se defrontarem, é atabalhoado e algo confuso, mas nessa altura já vimos o grande duelo pelo qual todos esperamos e, por isso, já não queremos saber muito. Afinal de contas, é para ver essa cena que qualquer pessoa assiste a Hércules Contra Sansão, ou não fosse esse o próprio título do filme. E a verdade é que a cena não desilude nem um pouco. Com grande carga homo-erótica, os dois homens musculosos e de tanga lutam com os punhos no meio de umas ruínas de cartão, com um exagerado nível de destruição. Vamos ver o que faz a Marvel quando Thor encontrar Hércules no próximo filme do primeiro.

Há ainda uma cena de crueldade imensa, que inclui crianças mortas pelas costas e homens crucificados vivos nas paredes das suas casas, quando os soldados da Judeia arrasam a aldeia que auxiliou Sansão a esconder-se e, claro, os habituais momentos pateta dos peplums. Aqui, o destaque vai para os capacetes da nazi que os soldados utilizam.

Perfeito exemplo das aventuras épicas de espada e sandália, Hércules Contra Sansão chega mesmo a ser uma versão alternativa da Odisseia, com Hércules e os seus Homens em périplo pela Palesina, enquanto o primeiro mata com as próprias mãos um bestiário algo inusitado: depois da foca, um boi(!) e, no fim, um leão. Hércules Contra Sansão encerrou com chave de ouro e um Double Cheeseburger bem confeccionado o período áureo do cinema popular italiano, que logo. seguir inaugurava o western spaghetti.

Título: Ercole Sfida Sansone
Realizador: Pietro Francisci
Ano: 1963

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