| CRÍTICAS | Ricky Stanicky

Existem vários tipos de mentiras. Existem as meninas involuntárias, as mentiras piedosas… os especialistas identificam 15 tipos diferentes de mentiras, entre as conscientes e as inconscientes. E depois existem aquelas mentiras que, ao início, parecem ser uma coisa pequena e inocente, mas que depois vão crescendo até perdermos o controle absoluto delas. Como a carreira do Michael Cera, por exemplo. Ou este desporto.

Ricky Stanicky, que dá nome ao novo filme de Peter Farrelly, é uma dessas mentiras que foram longe de mais. Certa vez, quando eram gaiatos, Zac Efron, Andrew Santino e Jermaine Fowler pegaram fogo acidentalmente à casa do vizinho e puseram a culpa num tal de Ricky Stanicky. Contra todas as probabilidades, a mentira pegou e os três amigos passaram a usar esse tipo fictício como alibi para tudo o que faziam de errado ou secreto. Incluindo faltar ao baby shower do primeiro filho de Santino para irem a um concerto de Rebillet (quem?).

Até que, ao fim de quase 20 anos a mentir, chegou a uma altura em que a já não conseguiam mais manter a falcatrua. Mesmo mantendo um livro onde apontavam todos os factos sobre a vida de Ricky Stanicky – um ex-alcoólico que faz voluntariado e trabalho social em Nairóbi -, para não entrarem em contradição, os três amigos já não conseguiam mais manter esse quarto amigo afastado das mulheres e das respectivas famílias. Por isso, a solução passou por contratar um actor falhado de Atlantic City (John Cena), especialista em fazer espectáculos de covers de canções rock sobre masturbação(!), para encarnar o próprio Stanicky. E assim manter a mentira viva.

Robert Stanicky é uma daquelas comédias construída à volta de uma só premissa, em que Farrelly teve uma ideia e depois foi construindo o filme em volta dela, vendo o que dava. Sempre movimentando-se naquela ténue linha entre o inconveniente e o engraçado, Ricky Stanicky consegue sobreviver sem nunca ser problemático, se bem que também é verdade que nunca tem nenhum momento verdadeiramente memorável, como têm os seus melhores filmes, como Doidos à Solta e, especialmente, Doidos Por Mary. O problema é que, depois disto tudo, Ricky Stanicky chega ao fim e continua sem haver propriamente um filme. Farrelly recontai então a mesma história, mas agora com violinos por trás e, de repente, tudo se resolve para Zac Efron e os amigos, que conseguem a redenção junto dos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Ricky Stanicky é capaz de ser o Happy Meal mais preguiçoso da histórias das comédias bregas.

Título: Ricky Stanicky
Realizador: Peter Farrelly
Ano: 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *