| CRÍTICAS | A Um Passo do Estrelato

 20-Feet-from-Stardom

And all the colored girls go “doo do doo do doo do do doo”…

As raparigas de cor de que fala a icónica canção do Lou Reed são as cantoras de coro que, no final dos anos 60, revolucionaram determinantemente a pop e o rock até aos dias de hoje. E é a elas que este documentário, A Dois Passos Do Estrelato, é dedicado. Se calhar nomes com Lisa Fischer, Darlene Love ou Merry Clayton não lhe dizem nada, mas depois de verem que são as cantoras de apoio dos Stones, do Sting ou do Springsteen, talvez elas não vos sejam assim tão desconhecidas quanto isso.

É essa a missão de Morgan Neville, um documentarista com experiência em música: dar voz e o reconhecimento merecido a quem está invariavelmente longe dos focos da fama. As cantoras de apoio cantam mesmo, não usam autotune, são indispensáveis nas grandes canções e, mesmo assim, pouca gente ouve falar delas. E depois, ao ouvimo-las falar delas próprias, de vários ses (e se tivesse apostado numa carreira a solo, e se tivesse tido filhos, e se o meu disco tivesse tido sucesso, e se o Phil Spector me tivesse tratado bem…), sentimos pena delas, pomo-nos de seu lado e identificamo-nos com aquela grande historia de injustiça cósmica. E lembramo-nos inevitavelmente de Standing In The Shadows Of Motown, sobre a banda de apoio que gravou centenas de hits de sucesso e nunca provou um décimo dessa fama.

20_Feet_From_Stardom_[Intext]

Há para aí umas polémicas com algumas incongruências de A Dois Passos Do Estrelato, nomeadamente com temas que afinal parece que não foram gravados por quem dizem que foi, mas não é isso que belisca o documentário. O que lhe tira algum brilho é um certo tom de incompleto que nunca deixamos de sentir. Queremos saber mais sobre aquela gente, sobre o seu passado, sobre quem é que os contrata, o que fazem, o que comem, o que gostam… e é tudo sempre pela rama, como uma conversa informal com amigos.

A Dois Passos Do Estrelato não deixa de ter as suas virtudes, nem que seja para dar algum reconhecimento aquelas cantoras de verdade. E quem gosta de boa música não vai sair daqui defraudado. Mas, como de costume aliás, o Oscar que ganhou não rima com este McBacon.mcbaconTítulo: 20 Feet From Stardom
Realizador: Morgan Neville
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *