| CRÍTICAS | Living Is Easy With Eyes Closed

vivir_es_facil_con_los_ojos_cerrados_cartel

Em Mentes Perigosas, Michelle Pfeiffer recorre à poesia das canções de Bob Dylan para ensinar inglês à sua turma de jovens problemáticos. E neste Living Is Easy With Eyes Closed, Javier Cámara usa a música dos Beatles para ensinar inglês aos seus jovens alunos em pleno regime franquista. No fundo, é mais ou menos o mesmo que faz Dakota Fanning em I Am Sam – A Força do Amor, quando utiliza a poesia da dupla Lennon/McCartney para explicar a vida ao seu pai deficiente.

Javier Cámara é, portanto, um fã acérrimo dos Beatles, que aproveita a estadia de John Lennon em Almeria, para filmar How I Won the War, para ir tentar conhecer o seu ídolo. A sinopse pode fazer crer que estamos perante um primo de I Wanna Hold Your Hand, mas Living Is Easy With Eyes Closed não tem nada do escapismo lúdico do filme de Robert Zemeckis. É antes um road movie, com toda a bagagem psicológica e simbólica que o género comporta.

VivirEsFacil_gallery_big_4

Cámara não segue sozinho na sua viagem até Almeria. Pelo caminho, dá boleia a dois jovens “fugitivos”: Belén (Natalia de Molina), que está grávida e procura recomeçar a sua vida do zero, longe de olhares julgadores; e Juanjo (Francesc Colomer), um jovem cansado da incompreensão dos pais conservadores. O problema é que tudo é construído a partir de encontros que forçam as coincidências e que abusa de uma certa psicologia de algibeira, que depois se tenta aproveitar dos Beatles para parecer mais inteligente do que realmente é. No fundo, Living Is Easy With Eyes Closed está para os Beatle assim como Manson Family Vacation está para Charles Manson, ou seja, oportunista.

Não sei o que será mais inconmpreensível, se o facto de Living Is Easy With Eyes Closed ter sido o candidato espanhol aos Oscares do seu ano, ou o facto de ter sido o grande vencedor dessa edição dos Goyas. Living Is Easy With Eyes Closed é apenas um tímido Cheeseburger, tão embaraçoso quanto a inscrição final, que diz que os discos dos Beatles, após os acontecimentos do filme, passaram a trazer em Espanha as letras das canções. A minha cópia em espanhol do White Album prova o contrário. David Trueba, já te portaste bem melhor!cheeseburguerTítulo: Vivir es fácil con los ojos cerrados
Realizador: David Trueba
Ano: 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *