| FESTIVAIS | MotelX, o festival que é capaz de nos trazer o Jodorowsky (e o Roger Corman na mesma leva)

Não há duas sem três, diz o adágio popular. Depois da sua presença ter sido cancelada numa já longínqua edição do saudoso festival IMAGO e, agora mais recentemente, na Mostra de Cinema da América Latina, Alejandro Jodorowsky virá ao MotelX deste ano. E se há alguém que já nos habituou a estes “presentes” incríveis é o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que este ano assinala a sua 11ª edição.

Além do mestre chileno – que é pessoa de muita estima aqui no Royale With Cheese -, o MotelX deste ano traz-nos ainda a presença de Roger Corman, o rei do série b e outra das lendas vivas do cinema em geral e do terror em particular. Vamos poder participar em masterclasses e sessões de autógrafos de ambos e, claro, assistir a clássicos como El Topo (vénias, vénias) e Santa Sangre – de Jodorowsky – e A Máscara da Morte Vermelha e O Homem com Raios X nos Olhos – de Corman.

Mas o MotelX é muito mais do que nomes sonantes. É também uma referência dentro do género do terror e do fantástico, com uma programação sempre impecável. Vejamos como abre e como fecha: no dia 5 de Setembro a sessão de abertura faz-se com Super Dark Times, aquele a que chamam o Donnie Darko dos nossos tempos; e no dia 10 a sessão de encerramento mostra It, a adaptação do clássico de Stephen King com o famoso palhaço Pennywise (a que Tim Curry deu vida naquela adaptação televisiva mui respeitável nos anos 80) e que bateu todos os recordes como o trailer mais visto de sempre no dia de lançamento.

Além disso, vamos ainda ver em grande ecrã o Train to Busan, o qual já abordámos aqui no Royale With Cheese, o novo do Alex de la Iglesia, a competição nacional pela melhor curta e mais dois trabalhos de sapa brutais para recuperar dos confins da memória produções nacionais (neste caso serão duas produções luso-espanholas) do género de terror. E aqui confessamos ter muita curiosidade para ver O Espírita, um O Exorcista à portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *